Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Três estreias e regresso de João Mário à seleção nacional

Guarda-redes Diogo Costa (FC Porto), defesa central Gonçalo Inácio (Sporting) e médio Octávio (FC Porto) chamados por Fernando Santos.
Mário Pereira 27 de Agosto de 2021 às 09:25
João Mário na condução de uma jogada de ataque do Benfica
João Mário na condução de uma jogada de ataque do Benfica FOTO: vítor chi
Três jogadores em estreia (Diogo Costa, Gonçalo Inácio e Otávio) e um regresso (João Mário) marcam de forma indelével a convocatória de Fernando Santos para os jogos com Rep. Irlanda e Azerbaijão, ambos de apuramento para o Mundial 2022, entre os quais se intercala um particular com o Qatar.

Numa lista de 25 nomes, destaque ainda para a ausência de oito jogadores que estiveram presentes no recente Europeu 2020, a saber: o guarda-redes Rui Silva, os defesas Diogo Dalot, Nélson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix. 


Otávio, médio do FC Porto, que já este ano obteve cidadania portuguesa, é uma das novidades. Tal como o guarda-redes Diogo Costa, titular dos dragões nesta época, e ainda Gonçalo Inácio, central do Sporting que aparece agora numa convocatória dos AA depois de ter sido sistematicamente ignorado por Rui Jorge nos sub-21.

"Otávio possui algumas características que podem vir a ser úteis à Seleção, portanto nada melhor do que observar ‘in loco’ o que tem para dar", justificou Fernando Santos. Que defendeu depois, de forma simplificada, o regresso de João Mário. "Nunca deixou de ser um jogador de seleção." O agora jogador do Benfica estava ausente desde outubro de 2019, quando Portugal perdeu na Ucrânia (2-1) em jogo de qualificação para o Euro 2020.


O selecionador garantiu ainda que Cristiano Ronaldo está apto, apesar de terem surgido notícias a dar conta de uma lesão contraída durante um treino da Juventus.

Portugal recebe a Rep. Irlanda na quarta-feira, no Estádio Algarve, e seis dias depois (7 de setembro) joga com o Azerbaijão, em Baku. Pelo meio (dia 4) defronta o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em jogo de preparação.
João Mário Azerbaijão Gonçalo Inácio Diogo Costa Otávio Fernando Santos Rep Irlanda Qatar Portugal