Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Canoísta Fernando Pimenta campeão do Mundo na short race de maratonas

Atleta não competia em maratonas desde 2012, nos mundiais de Roma.
Lusa 29 de Setembro de 2022 às 18:30
Fernando Pimenta
Fernando Pimenta FOTO: Direitos reservados
O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se esta quinta-feira campeão do mundo de short race, especialidade de maratonas, sucedendo em Ponte de Lima ao compatriota José Ramalho, no que foi o quinto pódio de Portugal na competição.

Pimenta, que esta época conquistou três medalhas nos mundiais e outras tantas nos europeus de velocidade (regatas em linha), prolongou a época para poder competir em casa, brindando milhares de fãs com uma prova irrepreensível que lhe valeu inédito ouro.

Pimenta, que esteve sempre na frente, cumpriu a prova em 12.49 minutos, batendo o dinamarquês Mads Pedersen, que ainda forçou na reta final, por 65 centésimos de segundo.

O último lugar do pódio foi para o espanhol Ivan Alonso, a 19,48 segundos, numa prova em que José Ramalho, campeão em 2021, foi oitavo, a 31,87, depois de um problema na primeira portagem que o atrasou, irremediavelmente.

Pimenta não competia em maratonas desde 2012, nos mundiais de Roma, quando foi vice-campeão do Mundo de sub-23 e bronze em seniores, em dias consecutivos.

No sábado, Pimenta e Ramalho competem na prova longa de K1 e no domingo vão fazer equipa em K2.

Os mundiais de maratonas juntam até domingo 890 canoístas, oriundos de 36 países.

Fernando Pimenta Mundo Ponte de Lima José Ramalho Portugal desporto desporto
Ver comentários