Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Canoísta Fernando Pimenta na final de K1 1000 da Taça do Mundo da Hungria

Pimenta liderou quase toda a prova, contudo, com a qualificação a ser garantida pelos três primeiros, foi ultrapassado no último quarto.
Lusa 14 de Maio de 2021 às 18:14
Fernando Pimenta
Fernando Pimenta FOTO: Direitos Reservados
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se esta sexta-feira para a final da prova de K1 1000 da Taça do Mundo da Hungria, no arranque de uma competição em que quase todos os portugueses se qualificarem para as meias-finais.

Pimenta liderou quase toda a prova, contudo, com a qualificação a ser garantida pelos três primeiros, foi ultrapassado no último quarto pelo também campeão do mundo Josef Dostal, que se impôs em 3.40,30, menos 11 centésimos do que o português, logo seguido por outro checo, Jakub Spicar.

Pimenta disputará a regata das medalhas no sábado às 11h00, horas de Lisboa, largando na pista sete e com o quarto melhor tempo entre os finalistas.

Teresa Portela avançou para as meias-finais de K1 200, tal como Francisca Laia, que lhe tinha disputado, sem sucesso, a quota nesta embarcação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, com as duas canoístas a tentarem no sábado de manhã um lugar na final.

No sábado entra em pista o K4 500 composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela na sua primeira prova desde agosto de 2019, precisamente em Szeged, quando no Mundial conquistaram um lugar nos Jogos.

Entretanto, esta sexta-feira, João Ribeiro e Messias Baptista juntaram-se num K2 500 que venceu, categoricamente, a sua eliminatória.

Kevin Santos, que para a semana, na Rússia, vai tentar a última vaga olímpica em K1 200, abdicou de continuar em prova, depois de seguir para a meia-final, devido a uma tendinite no ombro esquerdo.

Em conjunto com a equipa médica e técnica da federação, foi tomada essa opção para proteger o canoísta.

Na canoagem adaptada, Norberto Mourão, já com presença assegurada nos Jogos Paralímpicos, conquistou a medalha de prata em VL2.

No sábado, Alex Santos e Floriano Jesus vão discutir entre si, na final de KL1, a vaga nesta categoria em Tóquio2020.

Ver comentários