Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

FC Porto e Sporting disputam Supertaça de andebol

Nas várias finais entre ambos, os 'leões' têm sido mais consistentes.
18 de Dezembro de 2014 às 08:35
Nas últimas épocas, foram três as finais disputadas entre os dois clubes
Nas últimas épocas, foram três as finais disputadas entre os dois clubes FOTO: Miguel Barreira

FC Porto e Sporting, respetivamente campeão e vencedor da Taça de Portugal de andebol, disputam no sábado a Supertaça, na Maia, com o favoritismo dos 'dragões' a ser, novamente, posto à prova pelo 'leão', detentor do troféu.

Apesar de o FC Porto dominar nos últimos anos o campeonato, com a conquista do 'hexa', a verdade é que nas várias finais entre ambos tem sido o Sporting o mais consistente, em jogos extremamente competitivos e emotivos por norma.

Nas últimas épocas, foram três as finais disputadas entre ambos, pendendo sempre a favor dos lisboetas, com uma garra que tem contrariado a supremacia dos portuenses em termos nacionais.

Na temporada passada, na Supertaça, o Sporting impôs-se, no prolongamento, por 33-32, decidindo no tempo extra como o havia feito na Taça de Portugal (30-28), prova que também festejou sobre o rival na época anterior, novamente por equilibrado 26-25.

Na última final, em Viseu, o cubano Frankis Carol foi decisivo, destacando-se com 11 golos.

Emoção no campeonato

Já este ano, no campeonato, a emoção persiste: à 10.ª jornada, a 19 de novembro, os 'dragões' impuseram-se em Alvalade por 24-23, com Gilberto Duarte a dar, nos últimos segundos, o triunfo aos 'azuis e brancos', que estiveram quase o jogo todo em desvantagem.


O FC Porto lidera o campeonato com o pleno de 14 triunfos (42 pontos), enquanto o Sporting é terceiro com 36 (um empate e duas derrotas), a um do ABC, segundo.

Se vencer, o FC Porto isola-se na liderança do 'ranking' de triunfos na Supertaça, chegando ao sexto cetro, mais um do que o ABC, com quem partilha o comando.

Já o êxito dos 'leões' leva-os aos mesmos quatro triunfos do Benfica, no terceiro lugar, num 'ranking' em que o Belenenses completa o grupo com um troféu.

A Supertaça vai ter lotação esgotada a partir das 18:00 de sábado no Pavilhão de Águas Santas, Maia.

FC Porto Sporting supertaça andebol
Ver comentários