Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

FC Porto e Sporting lutam por título de andebol

Ao longo da época, o equilíbrio marcou presença.
7 de Maio de 2015 às 09:06

A final da presente temporada reúne os clubes que somam mais títulos na prova
A final da presente temporada reúne os clubes que somam mais títulos na prova FOTO: Manuel Araújo

FC Porto e Sporting iniciam sábado, no Dragão Caixa, a disputa do título nacional de andebol, retomando a competição após um interregno de cerca de um mês desde a realização dos jogos das meias-finais dos 'play-offs'.


O FC Porto, detentor do troféu, que afastou nas meias-finais o Benfica, com o último jogo disputado a 8 de abril, na Luz, e o Sporting, vice-campeão, que eliminou o ABC, a 15 de abril, há muito que têm encontro marcado para a decisão do título, que só agora começa.


A longa paragem, neste regresso da fórmula dos 'play-offs' para encontrar o campeão, foi ditada pelas datas previstas para a realização dos quarto e quinto jogos das meias-finais, se necessários, competições europeias e pela pausa para os trabalhos da seleção, nos quais estiveram envolvidos jogadores de ambas as equipas.


Alfredo Quintana, Gilberto Duarte, João Ferraz e Hugo Santos, por parte do FC Porto, e Ricardo Candeias, Bosko Bjelanovic, Fábio Magalhães, Bruno Moreira, Pedro Portela, Rui Silva e Pedro Spínola, do Sporting, foram os jogadores que estiveram juntos na seleção nacional e que agora vão ser adversários.


O hexacampeão tem a primazia de realizar os dois primeiros jogos em casa, no Dragão Caixa, por ter vencido a fase regular, e beneficia ainda da vantagem virtual de, caso seja necessário, disputar o quinto e último encontro perante os seus adeptos.


A final da presente temporada reúne os clubes que somam mais títulos na prova, dado que o FC Porto foi 19 vezes campeão, nove das quais nas últimas 13 épocas, e o Sporting ganhou o campeonato em 17 ocasiões, a última das quais em 2000/01.


Ao longo da época, o equilíbrio marcou presença constante nos três jogos realizados entre os dois emblemas, todos ganhos pelos 'dragões' pela margem mínima, nomeadamente na Supertaça (29-28), a 20 de dezembro de 2014, em Águas Santas.

FC Porto Sporting Dragão Caixa
Ver comentários