Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA, e a filha Gianna morreram este domingo num acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia, EUA.
Segundo a publicação TMZ, Kobe estava a bordo do seu helicóptero particular quando caiu juntamente com oito pessoas. Não há registo de sobreviventes e a causa do acidente está sob investigação. O antigo jogador de NBA estava com a filha, uma jovem promessa do basquetebol, e dirigiam-se para uma academia para treinar o desporto que os unia.
A CNN avançou ao início da madrugada a identidade de três das vítimas mortais do acidente. Perderam a vida o treinador de basebol John Altobelli, de 56 anos, a sua filha Alyssa Altobelli e esposa Keri Altobelli. Tal como Gianna, Alyssa jogava basquetebol e seguia para o jogo na Mamba Academy.
O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, confirmou a morte do antigo basquetebolista Kobe Bryant, uma das figuras do desporto nos Estados Unidos.
"Choramos a morte trágica e fora do tempo do ícone da Califórnia e lenda do basquetebol Kobe Bryant", pode ler-se num comunicado enviado pelo governante. A autarca de Calabasas, Alicia Weintraub, confirmou à agência noticiosa France Press a morte de uma das figuras do basquetebol, aos 41 anos.
Kobe é considerado um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos - fazendo 18 times All-Star durante os 20 anos de carreira na equipa dos Lakers que aposentaram as duas camisolas de Kobe, número 8 e 24. Bryant foi campeão pela equipa norte-americana em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.
O ex-basquetebolista tinha 41 anos e era casado com Vanessa Bryant e pai de quatro filhas - Gianna, Natalia, Bianca e a recém-nascida Capri.
Kobe foi visto recentemente nos jogos da NBA com a filha Gianna, uma jogadora de basquetebol em ascensão.
As conquistas da estrela da NBA foram muito para além do basquetebol. Bryant ganhou um Óscar pela curta-metragem "Dear Basketball", em 2018.
No sábado, LeBron James ultrapassou Kobe Bryant como o terceiro na lista de todos os tempos da NBA. Bryant prestou homenagem a Bron na rede social Instagram através de uma publicação, dizendo: "Vamos para o #2 @kingjames! Continua a crecer no jogo e a traçar o caminho para o próximo".
Continuing to move the game forward @KingJames. Much respect my brother #33644
— Kobe Bryant (@kobebryant) January 26, 2020