A surfista Yolanda Hopkins Sequeira ficou em quinto lugar na prova de surf, modalidade que fez a sua estreia em Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. Na hora do balanço afirmou: "Tive muitas dificuldades na minha vida e o meu treinador (John Tranter) ajudou-me muito. Vivo em casa dele. Viu o meu potencial. É como a minha família. Tive muitas dificuldades até para arranjar dinheiro para comer."
A algarvia espera agora que este resultado possa ser traduzido num apoio maior de forma a pensar na medalha de ouro em Paris 2024. "Se alguma vez parasse de surfar, era por falta de dinheiro. Quero fazer o que gosto e ter apoio concreto atrás de mim", disse a surfista nascida em Faro, confiando que a verba de 50 mil euros lhe permita fazer "o mínimo dos mínimos" no desejado World Championship Tour.
Yolanda, que sobreviveu às repescagens, conseguiu o melhor resultado de Portugal em Tóquio, a par da judoca Joana Ramos. "Já recebi um diploma nos primeiros Jogos Olímpicos com surf e estou muito feliz com isso. Sou muito competitiva e vim com o pensamento no ouro. Acabei por cair um bocadinho atrás, mas estou muito feliz com o meu desempenho. Sei que o meu surf é suficiente para chegar lá acima. Não foi desta, será da próxima", observou a atleta , de 23 anos.
O brasileiro Ítalo Ferreira e a norte-americana Carissa Moore dominaram as provas de surf e tornaram-se nos primeiros campeões olímpicos da modalidade.
Polémica com Frederico MoraisO COP negou as acusações do surfista italiano Angelo Bonomelli (suplente) de que o organismo não o avisou a tempo do teste positivo à Covid de Frederico Morais, o que lhe teria aberto as portas do torneio.
Portugueses em provaPortugal em 8ºOs cavaleiros Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão realçaram a "concretização do sonho" ao terminarem no 8º lugar a prova de ensino, com 6965,5 pontos.
José Paulo Lopes falhaJosé Paulo Lopes foi 23º nos 800 metros livres (7.56,15m) , falhando o acesso à final.
Melanie Santos em 22ªA triatleta Melanie Santos ficou no 22º lugar da prova de triatlo que foi ganha por Flora Duffy, das Bermudas.
Carolina João melhoraA velejadora Carolina João subiu dois lugares para a 34ª posição da classe Laser Radial, após um 13º lugar na regata.
Dupla lusa em 11ºOs velejadores Jorge Lima e José Costa ficaram em 11º na primeira regata da classe 49er.
Catarina faz história na nataçãoAna Catarina Monteiro fez esta terça-feira história ao tornar-se na primeira portuguesa a apurar-se para as ‘meia’ nos 200 mariposa ao ficar no 14.º lugar.
Anri Egutidze cai no prolongamentoO judoca Anri Egutidze foi eliminado na 2.ª ronda (-81 kg) ao perder no prolongamento para o austríaco Shamil Borchashvili.