Barra Cofina

Correio da Manhã

Domingo
3
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Tantos afogados para nunca nos faltar o 'fiel amigo'

A ‘Frota Branca’ ficou conhecida nas águas gélidas dos mares do Norte, da Terra Nova, no Canadá, até ao oceano Glaciar Ártico. A epopeia dos pescadores solitários nos frágeis dóris, na pesca à linha, e dos modernos arrastões, é uma cornucópia de histórias.
Fernando Madaíl 5 de Dezembro de 2021 às 01:30
Exclusivos
Tantos afogados para nunca nos faltar o 'fiel amigo'
Tantos afogados para nunca nos faltar o 'fiel amigo' FOTO: Direitos Reservados
As mãos das ‘fadas do lar’, que montavam o presépio sobre musgo e coziam o ‘fiel amigo’ para a ceia do Natal, eram bem diferentes das dos pescadores do bacalhau, no tempo em que a ‘Frota Branca’ arreava dos lugres (o navio-mãe) para o mar gélido os botes chamados dóris, com um homem solitário – e que tinha os dedos com frieiras, as palmas golpeadas, os pulsos com as irritantes ‘bexigosas’ (erupções cutâneas dolorosas, provocadas pela fricção das mangas e do salitre com a pele, que nem a tintura de iodo atenuava).



Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas

Clube CM+ Conheça todas as vantagens e produtos exclusivos para os assinantes do Correio da Manhã

O CM+ oferece-lhe o DVD "O Leão da Estrela". Não Perca!

Ver Mais

AÇORES: Guia para conhecer o que Portugal tem de mais autêntico. Atividades, gastronomia, trilhos e natureza, produtos típicos e locais para relaxar. Faça download e Boas Descobe

Ver Mais

MADEIRA: Guia para conhecer o que Portugal tem de mais autêntico. Atividades, gastronomia, trilhos e natureza, produtos típicos e locais para relaxar. Faça download e Boas Descobe

Ver Mais

Pontuação em Português: um livro simples, direto e prático. Para nunca mais errarmos nas vírgulas. Portes incluídos.

Ver Mais
C-Studio