Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Alta velocidade entre Lisboa e Madrid até 2023

Obras em curso na linha vão facilitar o transporte de mercadorias entre Portugal e Espanha.
Raquel Oliveira 27 de Janeiro de 2021 às 08:43
Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos
A ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid deverá estar concluída em 2023, com o objetivo de “ligar o País” e não apenas as capitais portuguesa e espanhola, disse esta terça-feira o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santo. Nesta primeira fase, a ligação será prioritariamente para o transporte de mercadorias entre os dois países.

“Queria dizer que a ligação entre Lisboa e Madrid está já a ser construída, está em execução. Prevemos, até final de dezembro de 2023, termos uma ligação entre Lisboa e Madrid em alta velocidade”, disse o ministro português numa audição por videoconferência na Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.

“Nós não nos podemos esquecer em nenhum momento é que, quando estamos a fazer novas linhas de alta velocidade, a par da nova ligação entre as capitais, temos também de ligar o nosso território”, insistiu Pedro Nuno Santos. As intervenções em curso na infraestrutura ferroviária passam pela ligação entre Évora e a cidade de Elvas/Caia .

O projeto de alta velocidade ferroviária, que prevê uma velocidade máxima de 350 quilómetros/hora, foi suspenso em 2011, obrigando o Estado a indemnizar o consórcio vencedor. n Com Lusa

Ver comentários