Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano

Instituição diz que "em 2021, a economia portuguesa continua o processo de recuperação iniciado no terceiro trimestre de 2020".
Lusa 6 de Outubro de 2021 às 10:37
A carregar o vídeo ...
Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano
O Banco de Portugal (BdP) manteve esta quarta-feira a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de junho, foi esta quarta-feira divulgado.

De acordo com o Boletim Económico de outubro, "a economia portuguesa cresce 4,8% em 2021, aproximando-se do nível pré-pandemia no final do ano", considerando que "a recuperação da atividade reflete o controlo da pandemia, através do processo de vacinação -- com efeitos positivos na confiança dos agentes económicos -- e a manutenção de políticas económicas expansionistas".

Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, "em 2021, a economia portuguesa continua o processo de recuperação iniciado no terceiro trimestre de 2020", considerando que "o choque pandémico revelou-se temporário, não obstante o impacto mais prolongado em alguns setores e empresas".

O Banco de Portugal (BdP) melhorou também as perspetivas em relação ao mercado de trabalho, antecipando agora uma taxa de desemprego de 6,8% em 2021, face aos 7,2% estimados no Boletim Económico de junho.

De acordo com o Boletim Económico de outubro, o Banco de Portugal aponta que a taxa de desemprego deverá ser de 6,8% em 2021 (esperava 7,2% em junho).

Já o emprego deverá crescer 2,6%, uma subida face ao valor anteriormente esperado de 1,3%.

BdP Banco de Portugal Portugal política economia negócios e finanças economia (geral)
Ver comentários