Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Confiança dos consumidores desce e clima económico aumenta em outubro

Evolução de outubro resultou das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, ressalva o INE.
Lusa 28 de Outubro de 2021 às 12:22
Consumidores
Consumidores FOTO: Direitos Reservados
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro, após ter aumentado nos dois meses anteriores, e o indicador de clima económico aumentou, atingindo o nível de fevereiro de 2020, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A evolução de outubro resultou do contributo negativo das opiniões sobre a evolução passada e futura da situação financeira do agregado familiar e das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país e, por outro lado, do contributo positivo das perspetivas sobre a evolução futura da realização de compras importantes, expressas no Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores (IQCC) do INE.

O INE destaca ainda que o saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país diminuiu em outubro, após ter aumentado nos dois meses anteriores, de forma significativa em agosto, assim como diminuiu o saldo das perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar, depois dos aumentos de agosto e setembro.

INE Instituto Nacional de Estatística economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia conjuntura
Ver comentários