Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Estado vai tornar-se no único acionista da TAP

Estado português vai passar a ser o único acionista da companhia aérea. A Comissão Europeia aponta que haverá uma redução do capital para limpar os prejuízos, assumindo depois o Estado 100% do grupo, escreve o jornal Público.
Jornal de Negócios 4 de Agosto de 2021 às 10:17
A carregar o vídeo ...
Estado vai tornar-se no único acionista da TAP
O Estado vai passar a ser o único acionista da companhia aérea TAP, depois de uma operação para limpar os prejuízos, que deverá acontecer ainda este ano e que envolverá os acionistas privados. Na edição desta quarta-feira do jornal Público, é indicado que o plano implica ainda a aplicação total de 2.726 milhões de euros de dinheiro público no capital da companhia. 

O jornal indica que esta é a informação que consta de um documento da Comissão Europeia, datado de 16 de julho e agora divulgado no âmbito da consulta pública.

Segundo esta informação, o Governo terá notificado Bruxelas, a 10 de junho, de que pretendia aplicar 3.200 milhões na TAP, um montante que tem em conta os 1.200 milhões já emprestados no ano passado.

De acordo com a Comissão Europeia, a concretização do valor foi acompanhada de uma versão atualizada do plano de reestruturação, entregue a 10 de dezembro de 2020, e de outros documentos adicionais. Desses 3.200 milhões de euros, 2.726 milhões seriam aplicados "através de medidas de capital ou quase capital", entre este ano e o ano que vem, avança o Público.
Ver comentários