Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Instituto Nacional de Estatística divulga hoje saldo orçamental do 2.º trimestre

INE divulga ainda a taxa de poupança das famílias, que caiu 2,4 pontos percentuais no primeiro trimestre.
Lusa 23 de Setembro de 2022 às 08:15
Mealheiro
Mealheiro FOTO: Getty Images
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira o saldo orçamental do segundo trimestre, após um défice de 0,4% nos primeiros três meses e com o Governo a prever um défice de 1,9% para a totalidade deste ano.

Os economistas consultados pela Lusa mostram-se divididos nas estimativas entre um ligeiro excedente orçamental ou um pequeno défice, no segundo trimestre.

De acordo com os dados mais atualizados do INE, no segundo trimestre do ano passado, o saldo das Administrações Públicas registou um défice de 5,7% do PIB, enquanto no primeiro trimestre deste ano se fixou em -233,6 milhões de euros, correspondendo a 0,4% do PIB.

Para este ano, o Governo prevê um saldo orçamental negativo orçamental de 1,9%.

Com as contas nacionais por setores institucionais, o INE divulga ainda a taxa de poupança das famílias, que caiu 2,4 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao anterior, para 8,3% do rendimento disponível.

É também conhecida a segunda notificação de 2022 relativa ao Procedimento dos Défices Excessivos, que o INE envia ao Eurostat, onde o Governo tem a possibilidade de atualizar as previsões do saldo orçamental e do rácio da dívida pública.

Ver comentários