Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Precisa de abastecer? Preços dos combustíveis voltam a subir na próxima segunda-feira

Preços do petróleo estão em máximos de três anos.
Jornal de Negócios 8 de Outubro de 2021 às 19:25
Combustíveis gasóleo gasolina
Combustíveis gasóleo gasolina
Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima segunda-feira, dia 11 de outubro, numa altura em que a crise de energia que o continente europeu atravessa está a colocar o petróleo em máximos de quase três anos.

A subida mais vincada vai registar-se no gasóleo simples, com um avanço de 3,5 cêntimos por litro para os 1,538 euros, nesta que, a verificar-se, será o maior ganho semanal deste ativo desde janeiro deste ano, de acordo com os cálculos do Negócios. 

No caso da gasolina simples 95, os portugueses poderão sentir uma subida de 2,4 cêntimos por litro para os 1,721 euros, no segundo avanço consecutivo. 

Este ano, ambos os ativos conheceram um avanço de 22%. Em termos absolutos isto representa uma subida de 27,3 cêntimos no caso do gasóleo e de 30 cêntimos na gasolina. 

Estes aumentos surgem numa altura em que os preços do Brent, negociado em Londres e de referência para Portugal, ganho quase 5% esta semana para máximos de 2018. 

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Negócios Portugal economia negócios e finanças energia macroeconomia preços combustíveis
Ver comentários