Barra Cofina

Correio da Manhã

Famosos
6

Shakira vai mesmo ser julgada por fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros

O juiz referiu que "não há possibilidade de recurso" contra esta decisão.
Correio da Manhã 27 de Setembro de 2022 às 12:58
Vidas
Shakira
Shakira
A juiza do tribunal de primeira instância de Esplugues de Llobrega, Barcelona, Espanha, ordenou esta terça-feira a realização de um julgamento depois de ter recebido as alegações escritas tanto da acusação, como da defesa de Shakira, suspeita de fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014.

Ana Duro referiu, citada pelo El País, que "não há possibilidade de recurso" contra esta decisão, pelo que o passo seguinte será fixar uma data para a audiência. O órgão competente para a julgar será o Supremo Tribunal de Barcelona, uma vez que as infrações excedem cinco anos de prisão. Na ordem, o juiz decide manter a liberdade provisória de Shakira e evita a imposição de medidas cautelares.

A acusação apresentou as conclusões sobre o julgamento antes do verão, solicitando dois meses à cantora por defraudar as autoridades fiscais em 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014, evitando o pagamento do imposto sobre o rendimento e do imposto sobre o património.

Para além da pena de prisão, que em caso de condenação pode levar à prisão, o Ministério Público pediu uma multa de 23,7 milhões de euros. A acusação assinalou ainda que os crimes são particularmente graves porque a artista utilizou empresas em paraísos fiscais para esconder os seus rendimentos.

A Procuradoria do Estado, agindo em nome da Agência Fiscal, também apresentou uma acusação por três infrações (imposto sobre o rendimento de pessoas singulares), enquanto a acusação o fez pelas outras três infrações relacionadas com o imposto que cobra (património).

A investigação foi encerrada a julho de 2021, mas a defesa de Shakira apresentou um recurso, que lhe foi negado, para tentar impedir o julgamento.
Esplugues de Llobrega Generalitat Barcelona Espanha Esplugues de Llobrega Shakira Espanha
Ver comentários