Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
3

Peixe “morde-testículos” encontrado em águas europeias

Esta é a primeira vez que esta espécie aparece na península escandinava.
Correio da Manhã 18 de Junho de 2021 às 17:15
Peixe da família pacu
Peixe da família pacu FOTO: Getty Images

Um peixe da espécie pacu, com dentes, foi encontrado na costa sul da Suécia por um pescador através de uma armadilha para enguias. 

O peixe, que mede cerca de vinte centímetros, é conhecido como "morde-testículos" e normalmente encontrado no rio Amazonas. 

De acordo com informaçãoes dadas por Henrick Carl, do Museu de História Natural da Dinamarca, a um jornal local e citado pelo DailyStar, este animal não é perigoso, no entanto, "houve incidentes na Papua Nova Guiné em que alguns homens tiveram os testículos arrancados". Os animais "mordem porque estão com fome e os testículos assentam bem na boca", acrescenta o homem e avisa que a mordida pode ser perigosa. 

Apesar desta espécie ser vegetariana, o peixe ataca o que estiver ao alcance quando sente fome.

Outros animais desta raça já apareceram no lago Michigan, nos Estados Unidos da América, e no rio Torridge em Devon, na Inglaterra. 

Já em 2015 quando um animal da espécie apareceu em Inglaterra, o ecologista Mark Diamond disse ao The Guardian que "embora estes peixes não possam sobreviver aos climas mais frios […], a descoberta destaca um problema real - que soltar plantas ou animais de estimação exóticos indesejados nos rios pode ter graves consequências para a vida selvagem nativa".  

Já Peter Rask Møller, do Museu de História Natural da Dinamarca, da Universidade de Copenhaga, avisa que "os nadadores do sexo masculino devem manter as calças para o caso de haver mais pacus nas águas frias do Báltico".  

Esta é a primeira vez que esta espécie aparece na península escandinava.  

Suécia Einar Lindgreen Museu de História Natural da Dinamarca Devon ambiente peixe pacus Amazónia