Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
4

A NÃO PERDER

Sharon Stone vai regressar ao grande ecrã em quatro projectos diferentes. Margarida Rebelo Pinto prepara-se para lançar mais um sucesso. O norte-americano Beck promete surpreender com um novo álbum. A World Press Photo acabou de “aterrar” no CCB. Saiba tudo o que não pode perder nos próximos meses
20 de Setembro de 2002 às 16:41
Sharon Stone está de volta com quatro ambiciosos projectos. A actriz de 44 anos já recuperou do aneurisma cerebral que a obrigou a estar parada durante dois anos. As bofetadas dos tablóides também são pretérito perfeito. Perdeu-se a conta dos rios de tinta que se escreveram sobre a adopção do seu bebé, Roan Joseph, após várias tentativas frustradas em engravidar, das peripécias com o jornalista Phil Bronstein e o livro de Joe Eszterhas, argumentista de Instinto Fatal, que contava que ela usou o corpo para subir na vida, cheirava cocaína e era sedenta de poder. Passada a tempestade, eis a bonança.

No documentário Searching for Debra Winger, dirigido por Rosanna Arquette, que foi apresentado no Festival de Cannes em Maio, Sharon Stone fará de… Sharon Stone. Searching... fala-nos das pressões sentidas pelas actrizes na indústria cinematográfica.

Cold Creek Manor será o filme que se segue. Trata-se de um thriller produzido pela Walt Disney que retrata uma família que realiza o sonho de deixar uma grande cidade para ir viver no interior. Tudo se desmorona quando um presidiário em fuga decide regressar para a sua antiga casa, a mesma onde vive o casal protagonizado por Stone e Dannis Quaid.

No esperado drama de espionagem, A Different Loyalty, ela será Eleanor Philby, a mulher do carismático espião Kim Philby (Rupert Everett) aquele que vendeu os segredos do governo britânico à URSS e foi viver para Moscovo, em 1963. Noutro registo completamente diferente, um drama familiar realizado pela australiana Nadia Tass, Sharon Stone pertence a uma família complicada do Texas que se separa, volta a morar junta e torna a separar-se. Papéis bem diferentes dos de loira fatal que atraía polícias com um desarmante e escaldante descruzar de pernas. Será que é desta que recebe o almejado Óscar?

Robin Williams também já se cansou de ser o eterno bonzinho ou cómico de serviço. Depois de ser vilão em Insómnia, de Cristopher Nolan, é a vez de vestir a pele de um funcionário de uma loja de revelação de fotografias de um hipermercado, obcecado por uma cliente. O filme chama-se One Hour Foto e promte ser um dos sucessos da próxima temporada.

Literatura

No campo das letras, nos próximos tempos vão ser editados livros para todos os gostos e bolsas. A escritora Margarida Rebelo Pinto prepara-se para lançar durante o mês de Outubro o seu Artista de Circo (Oficina do Livro). No mesmo mês a colunável Vera Roquette vê o seu conjunto de páginas, Escrito na Areia, nas prateleiras das livrarias (Oficina do Livro). Mas há mais. Depois do êxito de Chocolate, Vinho Mágico e Cinco Quartos de Laranja, chega a Portugal, novamente com a chancela da ASA, A Praia Roubada, de Joanne Harris, um romance que promete surpreender. Em Novembro a mesma editora será responsável, entre outros, pelo lançamento o Livro das Ilusões de Paulo Auster, de Lourenço Marques visto por Francisco José Viegas e ainda No Interior Da Tua Ausência, de Baptista-Bastos.

No seguimento das biografias do século XX, a Bertrand põe nas livrarias no final de Outubro, a biografia de Winston Churchill escrita por Sir Martin Gilbert, um homem que dedicou toda a sua carreira ao estudo da vida desta figura da História. O resultado é uma biografia com informação inédita e que nos leva aos bastidores dos tempestuosos e fascinantes acontecimentos políticos do século passado. Esta edição sairá em capa dura e numa primeira fase será limitada a cinco mil exemplares. Ainda a propósito de personagens históricos, em Novembro esta mesma editora lança A Face Oculta de Hitler, assinada por Lothar Machtan.

Depois do sucesso dos primeiros dois volumes de Um Bom Partido, de Vikram Seth, a Presença publica na segunda quinzena de Outubro, o terceiro e último volume. Fica assim completa a triologia que narra as emoções e os conflitos que várias famílias viveram na passagem para a Índia após a independência.

Vasco Graça Moura regressa à ribalta em Outubro, pela mão da Quetzal, com O Enigma de Zulmira, uma ficção que remonta ao período ditatorial da primeira metade dos anos cinquenta em Portugal e que fala de uma mulher estranha que se envolve eroticamente com um agente da PIDE. Em Novembro, a ASA lança a caixa com livros Vasco Graça Moura onde se incluem títulos como Musa da Música, Arredores de Família e Imitação das Artes.

Espectáculos

Este Outono, há boas razões para sair de casa e descobrir a magia das artes. No dia 17 de Outubro começa o X Festival Internacional de Dança de Almada. Prolonga-se até ao dia 3 de Novembro e conta com um extenso programa, onde se inclui, por exemplo, a estreia do espectáculo Modus Vivendi, protagonizado pelo Choreytes Dance Cia, da Grécia. Ainda a propósito de dança, mas noutra perspectiva, a season do bailado começou! Entre os dias 8 e 13 de Outubro o Coliseu dos Recreios acolhe o Lago dos Cisnes, sentido pelo St. Petersburg State Ballet on Ice. E entre os dias 24 e 27 o mesmo recinto é o cenário idealizado pela Companhia de Bailado da Ucrania para várias prestações. São 120 bailarinos com orquestra. Antes do Natal, o mítico Quebra-Nozes também chegará até nós. Mas há mais! Em termos de concertos não perca os serões de quinta-feira no Casino do Estoril, animados pelas presenças das Vozes da Rádio, Delfins, Mafalda Veiga, Santos e Pecadores e Xutos e Pontapés. Entre vários outros programas, resta lembrar que a alegria dos Stomp estará entre os dias 19 e 24 de Novembro no Coliseu do Porto e de 26 de Novembro a 8 de Dezembro no Centro Cultural de Belém.

Os musicais estão em voga! Filipe La Féria prepara-se para estrear o My Fair Lady com Anabela no papel principal. A 16 de Outubro, também o Maria Matos estreia um espectáculo do género, encenado por António Pires e com Miguel Guilherme, Adriano Luz e Rita Loureiro, entre outros. E há que não esquecer ainda dos musicais Cyrano e O Navio dos Rebeldes, em cartaz no Trindade, em Lisboa.

Música do mundo

Durante o mês de Outubro, não perca os novos álbuns de Mark Knopfler, INXS, Diana Krall Leonard,Manic Street Preachers,Tori Amos, Beck, Chris Rea, New Order e Maria João e Mário Laginha. Em Novembro é a vez dos U2 chegarem ás discotecas com o seu “Best of”, além de ShaniaTwain,Carlos do Carmo, Pearl Jam,Sarah Connor e The Cardigans. No mês do Natal, Garbriel, o Pensador estará de volta com novos pensamentos.

World Press Photo

Na sexta-feira passada inaugurou a exposição fotográfica mais esperada do ano: a World Press Photo que, à semelhança dos anos anteriores se mantém no Centro Cultural de Belém até ao dia 13 de Outubro, percorrendo depois outras cidades. Nesta mostra estão as melhores fotografias, seleccionadas entre 49, 235 trabalhos de 4.171 fotógrafos, oriundos de 123 países. O trabalho vencedor pertence ao dinamarquês Erik Refner e foi tirada num campo de refugiados no Paquistão. O júri atribuiu ainda prémios com 18 categorias diferentes. E pela primeira vez, decorre o concurso WPP com um júri constituído unicamente por crianças com 11 e 12 anos. É o “Children Award” que, este ano, escolheu a imagem Três Irmãs (na foto) do norueguês Aleksander Nordhal.

Próximos lançamentos de livros:

*Artista de Circo
Margarida Rebelo Pinto (Oficina do Livro)

*Histórias do Mar
Luís Sepúlveda e Outros (ASA)

*Um Bom Partido (3º volume)
Vikram Seth (Presença)

*A Praia Roubada
Joanne Harris (ASA)

*O Enigma de Zulmira
Vasco Graça Moura (Quetzal)

*Premeditação
Dick Haskins (ASA)

*Os Meus Melhores Erros (título provisório)
Clara Pinto Correia (Oficina do Livro)

*Os Sentimentos de Uma Ocidental
Maria Filomena Mónica (Quetzal)

*No Interior da Tua Ausência
Baptista-Bastos (ASA)

*Lourenço Marques
Francisco José Viegas (ASA)

*As Estações da Vida
Agustina Bessa-Luís (Quetzal)

*O Livro das Ilusões
Paul Auster (ASA)
Ver comentários