Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
5

Chega quer melhores acessos e apoio às coletividades nas zonas rurais de Coimbra

Miguel Ângelo Marques, cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, defendeu esta terça-feira um investimento nas estradas nas zonas rurais do concelho.
Lusa 21 de Setembro de 2021 às 12:39
Estrada degradada em Coimbra
Estrada degradada em Coimbra FOTO: Gonçalo Ermida
O cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, Miguel Ângelo Marques, defendeu esta terça-feira um investimento nas estradas nas zonas rurais do concelho, assim como um maior apoio às coletividades, pela sua proximidade à população.

O candidato, que começou o dia de campanha em Brasfemes, freguesia rural no norte do concelho de Coimbra, notou que falta "alcatrão" nas zonas mais afastadas da cidade, considerando que é importante melhorar os acessos.

"O gás natural só está a chegar neste momento, a fibra ainda não chega a todo o lado. Há muitas questões que são pertinentes nestas zonas periféricas", disse à agência Lusa Miguel Ângelo Marques.

Para o cabeça de lista do Chega, é também necessário dar apoio às coletividades locais, "que estão próximas da população e têm tido quase nenhum apoio em relação à Câmara Municipal".

"Se a Câmara estiver mais próxima das coletividades, poderá ser uma forma de se conseguir chegar mais rápido e com mais eficácia aos mais desfavorecidos", notou.

Para além disso, o candidato considerou que a chegada recente dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao norte de Coimbra "não está a funcionar corretamente", esperando que seja possível os transportes coletivos darem uma resposta igual "a todas as freguesias do concelho".

Miguel Ângelo Marques propõe ainda um apoio à requalificação de habitações nas zonas periféricas do concelho, para se libertar a pressão do centro urbano de Coimbra.

"Se houver aqui habitações condignas, a preços mais baixos, essa é uma forma de fixar população e estamos a cinco ou dez minutos da cidade", salientou, apontando para o exemplo das cooperativas de habitação, na Quinta da Maia ou em Eiras, que permitiram a muitas famílias terem acesso a "apartamentos a metade do preço do que se praticava em Coimbra".

Segundo o candidato, é importante "dar oportunidades" a esse tipo de iniciativas.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra -- PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital - PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Miguel Ângelo Marques Coimbra Coimbra Chega Cidadãos política autoridades locais autárquicas
Ver comentários