O primeiro-ministro António Costa chegou na manhã deste sábado a Kiev. Numa visita à capital da Ucrânia, António Costa começou por visitar a cidade de Irpin, onde as autoridades ucranianas lhe mostraram os estragos e os destroços causados pela guerra.
Durante o início desta tarde, o primeiro-ministro reuniu-se com
Volodymyr Zelensky numa conferência conjunta, na capital ucraniana.
O primeiro-ministro formalmente convidado no dia 4 de maio pelo hómologo ucraniano, através de videoconferência.
A confirmação da viagem surge depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter adiantado a informação, quando questionado por jornalistas.
Ao minuto
Atualizado a 21 de mai de 2022 | 19:52
Luta dos ucranianos é "uma fonte de inspiração para todo o mundo", garante Costa
O primeiro-ministro, António Costa, esteve este sábado na Ucrânia e manifestou a "profunda coragem demonstrada pelo povo ucraniano na defesa da soberania, independência e integridade territorial".
Numa publicação na rede social Twitter, Costa escreve ainda que a luta dos ucranianos é "uma fonte de inspiração para todo o mundo".
Costa anuncia que Zelensky convidou Marcelo para visitar Kiev
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este sábado que o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para realizar uma visita à Ucrânia em data ainda a acertar.
António Costa deu conta deste convite de Volodymyr Zelensky a Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas, após ter visitado a embaixada de Portugal em Kiev.
"Irei quando entender adequado e quando for o melhor para o interesse de Portugal", respondeu o Presidente da República.
Costa em Kiev: "A visita que fizemos de manhã impressionou-me muito"
António Costa refere que Portugal vai apoiar a Ucrânia em 250 milhões de euros em que serão dados 100 milhões ainda este ano e 50 milhões nos próximos anos.
O primeiro-ministro referiu aos jornalistas que a visita que fez pelo país invadido pela Rússia o "impressionou muito". "Aquilo que se vê ao vivo supera e muito aquilo das imagens que conseguem captar, mostra a barbaridade e a violência com que esta guerra tem sido conduzida", disse António Costa.
"Não deixa de impressionar a calma e a tranquilidade como tudo decorre como se não houvesse guerra à volta. As pessoas vão vivendo a sua vida e isso é muito importante", acrescentou.
Sobre os apoios, o primeiro-ministro português adiantou que gostaria de participar no esforço de reconstrução dos jardins de infância e das escolas. E acrescentou que Portugal apoia completamente o sexto pacote de sanções. "Não só apoiamos, como temos tentado encontrar formas de envolver os outros países nestas sanções", explicou António Costa.
"As necessidades que a Ucrânia tem são necessidades que Portugal não pode satisfazer. Tudo o que nos tem sido possível mobilizar, temo-lo feito, de acordo com as nossas capacidades", disse.
António Costa assina acordo para apoio financeiro de 250 milhões de euros à Ucrânia
O primeiro-ministro, António Costa, assinou este sábado, no final de uma reunião com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmyhal, um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.
António Costa condecora funcionário da embaixada de Portugal na Ucrânia
O primeiro-ministro António Costa condecorou um funcionário da embaixada de Portugal, na Ucrânia.
"É uma grande honra estar aqui", diz António Costa.
Andrei Putilovskiy, recebeu uma medalha, e ouviu elogios por parte do primeiro-ministro, agradecendo: "Quero partilhar esta condecoração com os meus colegas".
"Iremos reforçar o nosso apoio no plano humanitário, financeiro e militar", diz António Costa
O primiero-ministro português depois da conferência conjunta com Volodymyr Zelensky, publicou algumas fotografias na sua conta do Twitter.
António Costa escreveu na legenda que "#Portugal está inequivocamente ao lado da #Ucrânia e iremos reforçar o nosso apoio no plano humanitário, financeiro e militar".
"Agradecemos este encontro e estas negociações", disse Volodymyr Zelensky
O primeiro-ministro ucraniano agradeceu a António Costa pela visita ao país invadido pela Rússia a 24 de fevereiro.
"Agradecemos este encontro e estas negociações", disse Volodymyr Zelensky. "Este é um sinal muito importante, muito obrigada".
António Costa começou por dizer que foi "com muita emoção" recebido por Zelensky, e que a proximidade entre os dois países começou com uma "grande contribuição por parte da comunidade ucraniana" a Portugal.
"Aguardamos com grande expetativa o relatório da Comissão Europeia sobre a integração na União Europeia", acrescestou.
Ainda sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia, António Costa frisou que "processos de adesão são altamente complexos, incertos e díficeis. O nosso levou nove anos".
Sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia, o primeiro-ministro português afirmou que será disponibilizado "todo o apoio técnico".
António Costa referiu ainda que "Zelensky é um líder que inspira", e que "só não ajuda" se não houver disponibilidade.
"Estamos disponíveis para patrocionar a reconstrução de escolas e jardins de infância para garantir futuro aos jovens na sua terra", disse ao governo ucraniano.
António Costa terminou a conferência referindo que "temos de trabalhar para ter uma atitude positiva e valorizar o essencial, isto é a Ucrânia".
"A visita à cidade de Irpin vai ficar para sempre na minha memória", diz António Costa
Depois de visitar a cidade de Irpin, o primeiro-ministro António Costa deixou uma publicação no Twitter, dizendo que a sua visita "vai ficar para sempre" na memória.
"O nível de destruição e violência é absolutamente devastador", acrescentou.
"Defesa heroica da capital tem um custo muito elevado", diz António Costa
Depois de uma visita a Irpin, António Costa em declarações aos jornalistas caracterizou o cenário como "algo devastador, e muito duro de ver".
"Não é uma guerra normal, é algo criminoso", acrescentou, olhando para a destruição ao seu redor.
Sobre os custos na recuperação da cidade, Costa referiu que a "defesa heroica da capital tem um custo muito elevado".
António Costa já chegou a Irpin
O primeiro-ministro chegou a Irpin, nos arredores de Kiev, com a sua comitiva, onde participa numa visita guiada por parte das autoridades ucranianas.
A cidade de Irpin foi alvo de bastante destruição por parte das tropas russas, desde o início da guerra.
Primeiro-ministro chega à capital ucraniana de comboio
O primeiro-ministro, António Costa, chegou a Kiev de comboio, hoje, pelas 010h00 locais (08h00 em Lisboa), para uma visita de um dia à Ucrânia, que inclui anda esta manhã uma reunião com o Presidente da República ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Numa longa viagem, feita em diversos meios de transporte, António Costa saiu de Varsóvia ao fim da tarde, às 18h00 de Lisboa, e aterrou 35 minutos depois na Base Aérea de Rseszow.
António Costa chegou a Kiev na manhã deste sábado
O primeiro-ministro chegou na manhã deste sábado a Kiev. "É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo, perante a bárbara agressão russa", diz António Costa numa publicação no Twitter.