Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
2

Basquetebolista Jonas Jerebko excluído da seleção após assinar por clube russo

Clubes russos foram banidos das competições promovidas pela Federação Internacional de Basquetebol.
Lusa 31 de Março de 2022 às 12:30
Jonas Jerebko
Jonas Jerebko FOTO: Twitter
O basquetebolista Jonas Jerebko foi excluído da seleção sueca após ter assinado contrato com o CSKA Moscovo, em plena invasão russa à Ucrânia, anunciou esta quinta-feira em comunicado a federação da modalidade (SBBF).

A SBBF destaca que partilha da condenação da Rússia pelo governo sueco e pela Confederação Sueca do Desporto e lembra que todos os selecionados são "representantes do basquetebol sueco".

O presidente da SBBF, Fredrik Joulamo, conversou na quarta-feira com o jogador, apresentado nesse mesmo dia como reforço dos russos do CSKA Moscovo para o resto da temporada, dando-lhe conta do posicionamento oficial do organismo.

"Depois desta conversa, infelizmente fomos forçados a confirmar que não existem condições para Jonas Jerebko representar a equipa nacional sueca", afirmou Fredrik Joulamo.

Os clubes russos foram banidos das competições promovidas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), assim como outras federações desportivas, e só podem competir na liga interna.

Jonas Jerebko, de 35 anos, destacou-se no basquetebol sueco nas últimas décadas e tem uma longa carreira na NBA, ao longo de dez temporadas (2009-2019), em que representou Detroit Pistons, Boston Celtics, Utah Jazz e Golden State Warriors.

O extremo sueco, que participou nas eliminatórias do campeonato do Mundo contra a Croácia, disputadas no final de fevereiro, jogou as duas últimas épocas nos russos do Khimki, mas estava sem clube desde o ano passado.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Jonas Jerebko CSKA Moscovo Rússia Ucrânia SBBF Fredrik Joulamo Moscovo desporto basquetebol
Ver comentários
}