Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
5

Zelensky demite embaixadora da Ucrânia em Lisboa e outros diplomatas nomeados pelo anterior presidente

Substituições visaram cinco nomes da confiança do antigo presidente Petro Poroshenko.
Alfredo Leite(alfredoleite@cmjornal.pt) 25 de Junho de 2022 às 11:38
A carregar o vídeo ...
Zelensky demite embaixadora da Ucrânia em Lisboa e outros diplomatas nomeados pelo anterior presidente
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky demitiu, através de um conjunto de decretos dados a conhecer esta sexta-feira, a embaixadora de Kiev em Lisboa, Inna Ohnivets.

Os decretos presidenciais dão conta ainda da substituição dos embaixadores ucranianos na Geórgia, Ihor Dolhov e na capital da Eslováquia, de onde foi afastado Yurii Mushka. Este movimento afasta ainda o embaixador ucraniano em Teerão, no Irão, Serhiy Burdilyaka e da capital libanesa, Beirute, o diplomata Igor Ostash.

Nem o gabinete de Zelensky nem a imprensa ucraniana apontam quaisquer razões para esta 'razia' diplomática que a embaixadora Ohnivets disse à SIC enquadrar-se no "plano de rotação" próprio da diplomacia.

Acontece que estas substituições têm um denominador comum: Todos os diplomatas agora afastados tinham sido nomeados por Petro Poroshenko, o antecessor de Zelensky derrotado nas urnas pelo atual presidente.

Ognivets era justamente das mais antigas, tendo sido nomeada – tal como Serhiy Burdilya – em 2015. Em 2016, Poroshenko nomeou Yuriy Mushka e Igor Ostash e um ano mais tarde Poroshenko indicou Igor Dolgov, antigo vice-ministro da Defesa da Ucrânia para o posto em Tiblíssi.
Portugal Volodymyr Zelensky Ihor Dolhov Inna Ohnivets The Kyiv Independent
Ver comentários
}