Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
5

Pedro Frazão eleito deputado pelo Chega. Conheça o veterinário que ofendeu Joacine

Em dois anos ascendeu à cúpula do partido. Diz-se conservador nos costumes, nacionalista, patriótico – e de uma minoria.
SÁBADO 30 de Janeiro de 2022 às 21:40
Pedro Frazão, do Chega
Pedro Frazão, do Chega FOTO: RTP
Pedro Santos Frazão parou junto à porta do gabinete de Joacine Katar Moreira, na Assembleia da República, para criar um momento de "humor". Assim pensou ele, mas não a deputada, que tem uma advogada a preparar uma queixa-crime contra o vice-presidente do Chega. Frazão colocou dois dedos sobre o "lo" na palavra descolonizar e publicou a foto nas redes sociais com um "ciao, querida", alusivo ao expectável fim do mandato com a dissolução do parlamento. Joacine definiu-o como um comentário à imagem do que é o Chega, "misógino e homofóbico".

Frazão escusa-se agora a fazer mais declarações sobre o episódio que já admitiu ter estado "no limite". Apenas sublinha à SÁBADO que "esta publicação compromete-me apenas a mim e não ao partido". É uma forma de proteger a organização a que chegou apenas há dois anos. Depois das legislativas que levaram André Ventura ao parlamento sentiu "a mudança" e decidiu enviar propostas legislativas sobre o setor agropecuário, que conhece bem, para o gabinete do deputado. Passou a uma espécie de consultor; no congresso, de Évora, em 2020, foi chamado para vogal da direção. E agora é vice-presidente.
Ver comentários
}