Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
8

Erro ortográfico nas placas que indicam a aldeia de Juso

A Câmara de Cascais devia ter mais cuidado com a indicação de algumas localidades no concelho. Neste caso, o problema reside na forma errada como se escreve Aldeia de Juso. À saída de Cascais, vê-se uma placa indicando Aldeia de Juzo (Z em vez de S). Mais à frente, o erro persiste, desta vez em duplicado.
10 de Fevereiro de 2005 às 00:00
É necessário chegar à entrada desta localidade para ver o nome devidamente escrito (Juso, com S). Será que a Câmara de Cascais tem conhecimento desta situação? Ou será que há duas localidades com nomes quase idênticos: Aldeia de Juzo e Aldeia de Juso?...
Carlos Gomes, Cascais
Deve escrever-se com S e não com Z. Neste momento, está a decorrer uma empreitada de colocação de novas placas, com a ortografia correcta. As placas mais antigas, onde aparece o Z, vão, obviamente, ser substituídas. Aproveitamos para esclarecer por que é que se deve escrever com S e não com Z. Segundo diz o professor Diogo Correia no seu livro ‘Toponímia do Concelho de Cascais’, de ‘Juso’ quer dizer ‘de baixo’, ao contrário de “de suso” (de cima). Aldeia de Juso é, pois, o mesmo que Aldeia de Baixo ou Aldeia Fundeira, como antigamente se dizia. Daí dever utilizar-se o S e não o Z.
Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Cascais
Ver comentários