16:20 | 23/12
Aos 67 anos: Morreu Ralph MacDonald

Aos 67 anos: Morreu Ralph MacDonald

O compositor e percussionista norte-americano Ralph MacDonald – autor de músicas como ‘Just the Two of Us’ (popularizado por Marvin Gaye) ou ‘Where is the Love’ (interpretado por Roberta Flack) – morreu domingo, aos 67 anos, vítima de cancro no pulmão. Conhecido como ‘o fantasma’, já que sem ser conhecido esteve por trás de artistas de grande sucesso – como James Brown, Paul Simon, David Bowie ou, mais recentemente, Amy Winehouse – começou a sua carreira aos 17 anos, quando Harry Belafonte o contratou para a sua orquestra como percurssionista.
21:34 | 19/12
Advogado e produtor processam herdeiros de Michael Jackson

Advogado e produtor processam herdeiros de Michael Jackson

O advogado John Branca e o produtor musical John McClain vão ser indemnizados pelos herdeiros directos de Michael Jackson e passar a receber uma parte maior dos lucros que o cantor está a gerar desde que morreu, em 25 de Junho de 2009, aos 50 anos. Segundo os queixosos, o trabalho que a gestão dos bens está a dar – e que se tornou quase uma ocupação a tempo inteiro – tem de ser pago “com mais justiça”. O tribunal deu-lhes razão e os herdeiros – Katherine Jackson e os três netos, que desde a morte do cantor já arrecaram mais de 310 milhões de dólares, ou seja, cerca de 239 milhões de euros – concordam com a medida.
16:58 | 25/08
Morre fundadora do Museu da Motown

Morre fundadora do Museu da Motown

Morreu esta quarta-feira, aos 91 anos, a irmã do fundador da Motown Records, Berry Gordy. Esther Gordy Edwards tinha fundado o Museu Motown – que conta uma página importante da história da música americana – e foi directora da instituição durante três décadas.
11:37 | 23/08
Morre nome maior da Motown

Morre nome maior da Motown

O compositor norte-americano Nick Ashford, que escreveu vários êxitos editados pela Motown, interpretados por Marvin Gaye ou Diana Ross, morreu na segunda-feira aos 70 anos, em Nova Iorque, vítima de cancro.
01:52 | 05/05
‘Hino da crise’ põe Aula Magna ao rubro

‘Hino da crise’ põe Aula Magna ao rubro

Os méritos artísticos do norte-americano Aloe Blacc não precisam de nenhum artifício ou ‘muleta social’ para se imporem, mas o que é certo é que a soul deste norte-americano foi catapultada graças à canção ‘I Need a Dollar’, espelho melódico muito utilizado pela ‘geração à rasca’ anglo-saxónica (e ávida pelo tom profundo de uma voz negra) por aludir à crise financeira e ao desemprego. A Aula Magna de Lisboa escutou-a esta quarta-feira à noite e a plateia aplaudiu de pé.
01:00 | 07/07
Al Green cai em palco para mostrar boa forma

Al Green cai em palco para mostrar boa forma

O que têm em comum Ottis Redding, Marvin Gaye, Ray Charles e Al Green? São muito provavelmente as melhores vozes da soul e do rhythm & blues norte-americano. O último da lista é o único vivo, um veterano à altura da tradição musical negra de Memphis, Tennessee, que se mantém no activo, com o fulgor dos velhos tempos.
Ver + notícias