Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais Sobre
2
Saber mais sobre Diamantino Viseu
00:30 | 25/03
Diamantino Viseu

Diamantino Viseu

Ele que foi, também, o criador do Fundo de Assistência dos Toureiros.
01:00 | 01/08
'Manolete' estreia em Espanha

'Manolete' estreia em Espanha

Uma das películas com orçamento mais caro no país vizinho, acima dos 20 milhões de euros, estreia em toda a Espanha a 24 de Agosto e está a causar expectativa. ‘Manolete’, de seu nome Manuel Rodriguez Sanchez, ícone da tauromaquia mundial, morreu na Praça de Linares, em Agosto de 1947, vítima de cornada do touro ‘Islero’, tendo deixado uma história cheia de significado.
01:00 | 28/09
E depois do adeus, separar trigo, joio, verdade e mentira

E depois do adeus, separar trigo, joio, verdade e mentira

Amanhã, Lisboa e a sua Monumental do Campo Pequeno dizem adeus ao abono 2011. Corrida ‘à antiga portuguesa’, mantendo a tradição e a pompa do século XVIII. Sempre um motivo de interesse cultural e turístico, capaz de fazer encher.
00:00 | 02/11
"Hoje, o Mundo é um convite à corrupção"

"Hoje, o Mundo é um convite à corrupção"

De Goa trouxe memórias de guerra – as marcas de ter sido preso, embora fosse um comandante da Polícia do Estado da Índia. Conta tudo no livro ‘Enquanto se Esperam as Naus do Reino...’, edições Esfera do Caos. Mas a vida sempre alegra quem vive dos amores, do futebol, da caça e das lides dos toiros. Assim é João Aranha, aos 85 anos.
00:00 | 21/06

Quase nada acontece por acaso

Os avisos foram mais do que muitos. Disse e escrevi. Agora, talvez muitos se recordem, mas alguns hão-de continuar a querer meter a cabeça na areia... Não obstante a amizade que me possa unir a alguns promotores de mediáticas corridas de toiros, já lá vão uns bons 20 anos ou mais que me pareceu que a Festa de Toiros em Portugal não estava a ser conduzida da melhor forma nem pelos melhores caminhos.
00:00 | 07/12

A Sétima Arte e a Festa de Toiros

Foi sem dúvida a notícia que mais mexeu com o ambiente tauromáquico, nos últimos dias. Dizia a mesma que, no próximo mês de Março de 2006, começa a ser rodado em Espanha uma longa-metragem sobre a vida do histórico toureiro ‘Manolete’ e da sua companheira Lupe de Sino, actriz de nomeada, cujo romance foi para sempre interrompido em Linares, na tarde de 27 de Agosto de 1947, quando o toiro ‘Islero’ (gadadaria de Miúra) infringiu cornada fatal ao ídolo de Córdoba, mais tarde reconhecido como um dos seus ‘Califas’.
00:00 | 04/05

Toiros, cinema e TV

Homens e Toiros’ foi um documentário para cinema que correu o Mundo em salas de espectáculos e televisões, sendo que destas a portuguesa foi das últimas a dar-lhe a devida atenção.
00:00 | 18/07

OLÉ ROSE

No Portugal dos anos 50, não era fácil uma mulher entrar no mundo do trabalho. Muito menos no meio tauromáquico, bastião tradicional masculino. Mas houve uma anglo-portuguesa que durante dois anos e meio colheu olés e bravos da assistência. Rose May Hatherly, a única toureira inglesa e uma das primeiras do nosso País.
00:00 | 02/06

TOUREIROS A PÉ NA FESTA BRAVA

Pela primeira vez na história das marchas populares – foi-nos dito por Carlos Oliveira, coordenador e ensaiador da marcha da Penha de França –, o tema principal é o toureiro. É um tributo ao falecido matador Diamantino Viseu.
00:00 | 20/04

TOUREIROS: EL MATADOR

O toureio a pé tem poucas tradições entre nós porque as corridas com touros de morte continuam a ser proibidas. Ainda assim, os matadores portugueses estão entre os melhores do mundo.
Mais notícias