<p align="justify" class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt">Um leilão de obras de arte contemporânea realizado pela Christie's em Nova Iorque gerou um recorde mundial de receitas.<p align="justify" class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt">
Um quadro de Paula Rego, que a pintora portuguesa ofereceu a um amigo em 1994, e que nunca exposto publicamente, vai nesta quarta-feira a leilão em Londres, com uma avaliação de cerca de meio milhão de euros.
Jean-Michel Basquiat, Miquel Barceló ou Douglas Gordon são alguns dos artistas representados na colecção privada de Yvon Lambert e que este decidiu doar ao Estado Francês para que passe a integrar o espólio do Museu de Arte Contemporânea de Avignon. Trata-se, ao todo, de 450 obras cuja avaliação definitiva deverá ser feita na próxima semana pelos especialistas da leiloeira Christie’s.
Todos conhecem a veia de actor de Leonardo DiCaprio, protagonista de filmes como ‘Titanic’, ‘Diamante de Sangue’ ou ‘Shutter Island’. Agora, o norte-americano dá nas vistas como coleccionador de arte: a estrela de Hollywood adquiriu uma obra de Salvador Dalí por 1,42 milhões de dólares (nada menos do que 974 mil euros).
Um quadro de Jean-Michel Basquiat integrado na retrospectiva patente no Museu de Arte Moderna de Paris foi riscado com um marcador, provavelmente por um visitante.
Study From The Human Body, Man Turning On The Light’, do britânico Francis Bacon, arrematado por mais de 11 milhões de euros, foi um dos responsáveis por outro recorde num leilão de arte contemporânea no Reino Unido.
Uma tela em tons de amarelo, rosa e lavanda, cruzada por uma ténue lista branca, foi a rainha da noite Sotheby’s, em Nova Iorque, ao ser leiloada por 72,8 milhões de dólares – quase 54 milhões de euros (53,5 milhões).Ver + notícias