A crise financeira e a taxa máxima de alcoolemia determinaram a redução do consumo de vinho 'per capita' em Portugal, que nos últimos 20 anos passou de 65 para 42 litros, segundo um estudo a que a Lusa teve acesso.
Os sindicatos dos médicos, apoiados pela Ordem, não abdicam da greve convocada para amanhã e quinta-feira, em protesto contra as políticas do Ministério da Saúde, em especial a contratação de profissionais low cost.
O ministro da Saúde afirmou esta segunda-feira que se irá avaliar a criação de unidades especializadas de tratamento centrado no paciente e não nos médicos, hospitais ou clínicas, propostas avançadas pelo professor da Harvard Business School, Michael Porter, que há 20 anos fez um estudo sobre os 'clusters' em Portugal.<br/>
A história tem 17 anos: em 1994, o primeiro-ministro Cavaco Silva, aconselhado por Mira Amaral e Luís Todo, chamou Michael Porter, um dos mais influentes ‘gurus’ do desenvolvimento económico – e encomendou-lhe um estudo para apontar caminhos aos País.
Não se recorda de uma seca assim. Se o próximo mês continuar sem pinga de chuva, o polémico agricultor prevê uma catástrofe. A crise segue dentro de momentos.
Fazer a festa por causa de uns tais 2,8% é como ficar contente com uma casa aparentemente limpa, sabendo que o lixo está todo escondido debaixo do tapete
A Grã-Bretanha e os Estados Unidos, nomeadamente os estados de Nova Iorque e Florida, são indicados como os mercados a apostar nos próximos dez anos para a exportação do vinho português, segundo um estudo de estratégia e marketing, encomendado pela Viniportugal à Monitor Group, empresa de consultoria dirigida por Michael Porter e ontem apresentado no Porto.
Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite conhecem as tentações despesistas dos ministros que querem deixar obra feita, mesmo não se tratando de investimento reprodutivo
O estudo estratégico encomendado a Michael Porter para o sector vitícola português será apresentado no início de Maio em Lisboa, numa cerimónia em que deverá participar o economista, disse ontem à Lusa fonte da Viniportugal.
O Governo deverá apresentar nas próximas duas semanas o diploma com o futuro enquadramento legal do sector vitivinícola, uma reforma institucional que é considerada decisiva para o reforço da competitividade dos vinhos portugueses.
O sector vitivinícola vai ser estudado pela equipa de Michael Porter. Quase dez anos após ter exaltado o vinho como um cluster fundamental da economia nacional, a Monitor Company está de novo encarregue de desenhar uma estratégia integrada e capaz de reforçar a capacidade competitiva dos nossos vinhos.