Andar, levantar-se de uma cadeira ou abotoar uma camisa podem ser atividades difíceis e dolorosas de fazer. Acordar à noite com uma dor intensa é um alerta para as doenças reumáticas, que em Portugal afetam mais de três milhões de pessoas.
Mais de três milhões de portugueses sofrem de doenças reumáticas e a falta de especialistas nalguns hospitais obriga os pacientes a percorrerem longas distâncias para serem tratados. <br/>
Os sindicatos de professores vão ter menos docentes a exercer a actividade sindical a tempo inteiro. Em 2005, o Ministério da Educação diminuiu o número de professores dispensados para os sindicatos (de 1327 passaram a ser 450). Este ano quer baixar ainda mais. “O Ministério tem uma proposta para reduzir ainda mais e avança com 250. Não rejeitamos este número, mas acho que deve ficar pelos 300”, explica João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).
Os portugueses gastaram em medicamentos nos primeiros sete meses deste ano mais 6,7 milhões de euros que em igual período de 2003, mas o Estado poupou 37,9 milhões de euros. É o resultado da instituição do Sistema de Preços de Referência (SPR) e da diminuição na compra de genéricos.
O presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) alertou ontem para o risco de aumento dos medicamentos para os doentes mais pobres no próximo ano, caso o Governo não garanta a manutenção do acréscimo na comparticipação dos genéricos.
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podiam ter poupado, em 2003, 40 milhões de euros, se em vez de consumirem medicamentos de marca consumissem os genéricos correspondentes.