Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

África do Sul chumba vacina contra a Covid-19 da Rússia

Autoridades de saúde têm preocupações sobre a tecnologia usada no processo de produção das vacinas.
Lusa 19 de Outubro de 2021 às 20:21
Vacina russa Sputnik V contra a Covid-19
Vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 FOTO: Reuters
As autoridades de saúde da África do Sul anunciaram esta terça-feira que rejeitaram a vacina produzida na Rússia contra a covid-19, Sputnik V, citando preocupações sobre a tecnologia usada no processo de produção.

O pedido de autorização "não pode ser aprovado nesta altura", anunciou a Autoridade Regulatória dos Produtos de Saúde da África do Sul (SAHPRA, na sigla em inglês), lembrando que também as vacinas contra o VIH que usavam uma tecnologia semelhante foram rejeitadas no passado.

De acordo com a AP, o virologista Julian Tang, da Universidade de Leicester, manifestou-se perplexo com a decisão: "É uma ligação estranha para se fazer; não é o vetor que causou o VIH, por isso não se pode atribuir a culpa a isso", comentou.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
VIH África do Sul Covid-19 Rússia política saúde defesa
Ver comentários