Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Autoridades moçambicanas detiveram três homens no caso de derrame de gasóleo na Baía de Pemba

Suspeitos foram vistos a bordo de uma embarcação de pequeno porte na sexta-feira.
Lusa 5 de Agosto de 2021 às 11:12
Moçambique
Moçambique FOTO: Getty Images
Três pessoas foram detidas e a sua embarcação confiscada por suspeitas de envolvimento no roubo de combustível que resultou num derrame na baía de Pemba, norte de Moçambique, disse o administrador marítimo local.

Taucali Avelino, citado hoje pelo diário Notícias, o principal do país, afirmou que os três homens foram vistos a bordo de uma embarcação de pequeno porte na sexta-feira, na zona onde se presume que aconteceu o derrame e a horas em que a navegação marítima é proibida na área.

"Pensámos que há matéria a ser investigada pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal", declarou Avelino.

O Ministério da Energia e Recursos Minerais (Mireme) anunciou na terça-feira, em comunicado, que 5.000 litros de gasóleo foram derramados durante uma ação de contrabando de combustível, que apareceu na praia da cidade de Pemba, na manhã do dia 31.

A nota avança que o despejo de combustível afetou diretamente uma área de 3.000 metros quadrados.

O Mireme refere ainda que a fauna marinha da Baía de Pemba não ficou contaminada com o combustível derramado, apontando o contrabando como causa do incidente.

A informação consta dos resultados de uma averiguação realizada por uma "equipa multissetorial" constituída pelo Governo, após o aparecimento, na manhã de sexta-feira, de combustível, na praia de Sagal, na baía de Pemba, província de Cabo Delgado, referiu em comunicado o Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

No domingo, o diretor de Infraestruturas de Cabo Delgado, Norte Uali, disse à comunicação social que o despejo de combustível terá acontecido quando desconhecidos protagonizavam o roubo deste recurso no porto de Pemba para o descarregar num barco.

O aparecimento de gasóleo levou a população a retirar o líquido para uso particular, afirmou Uali.

Baía de Pemba Mireme Moçambique Taucali Avelino
Ver comentários