Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Detidos dois homens com 80 quilos de metanfetamina no norte de Moçambique

Droga seguiria para Maputo, capital moçambicana, tendo como destino final a África do Sul.
Lusa 16 de Novembro de 2021 às 15:48
Metanfetamina
Metanfetamina FOTO: Getty Images
As autoridades moçambicanas detiveram duas pessoas com 80 quilos de metanfetamina numa residência na província de Nampula, no norte do país, anunciou esta terça-feira fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).

Os dois homens foram detidos na segunda-feira, quando embalavam a droga numa residência no bairro Muhaivire, naquela província, disse a jornalistas Gervásio Mia, chefe do piquete no Sernic em Nampula.

"Submetemos a droga a um teste rápido e após alguns segundos o resultado foi positivo para metanfetamina", referiu Jalito Marcos, especialista em drogas no Sernic.

Segundo as autoridades, os 80 quilos de metanfetamina seguiriam para Maputo, capital moçambicana, tendo como destino final a África do Sul.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, "em busca de novas rotas e novos mercados".

O país é apontado por várias organizações internacionais como um corredor de trânsito para o tráfico internacional de estupefacientes com destino à Europa e Estados Unidos da América, sobretudo heroína oriunda da Ásia, mas as apreensões de cocaína oriunda da América do Sul têm também aumentado.

Serviço Nacional de Investigação Criminal Moçambique Nampula Sernic dependência crime lei e justiça
Ver comentários