Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Guineenses vão este domingo às urnas para escolher novo presidente

Guiné-Bissau escolhe novo presidente na esperança de pôr fim à instabilidade política.
Marco Fonseca Pereira 24 de Novembro de 2019 às 01:30
Guineenses vão este domingo às urnas para escolher novo presidente
Guineenses vão este domingo às urnas para escolher novo presidente FOTO: Reuters
Mais de 760 mil eleitores são este domingo chamados às urnas para escolher o próximo presidente da Guiné-Bissau, numas eleições que podem pôr fim ao clima de instabilidade política vivido nos últimos anos.

Nas presidenciais estão frente a frente o atual presidente e recandidato José Mário Vaz e o antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, assim como dez outros candidatos.

A Guiné-Bissau voltou a viver um clima de tensão política no final de outubro quando o presidente José Mário Vaz demitiu o governo de Aristides Gomes, saído das legislativas de 10 de março, e nomeou um liderado por Faustino Imbali.

Aristides Gomes recusou sair e a Guiné-Bissau viveu durante dez dias com dois primeiros-ministros, até a comunidade internacional ter condenado a atuação do presidente e exigido a demissão de Faustino Imbali.

A representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Coulibaly, pediu ontem aos candidatos para respeitarem o código de conduta eleitoral. Em Portugal, estão inscritos para votar 2143 eleitores.
José Mário Vaz Guiné-Bissau Aristides Gomes Faustino Imbali política eleições
Ver comentários