Um grupo de jovens colocou ramos de árvores na principal estrada moçambicana, na zona do distrito de Inhassoro, como forma de se manifestar contra a falta de emprego, num momento em que a província acolhe vários projetos, disse Nércia Bata, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Inhambane.
"Os jovens acham que estão a ser injustiçados. Eles consideram que o recrutamento para vagas de emprego não é feito para beneficiar os jovens de Inhassoro", referiu a porta-voz.
De acordo com a polícia, os jovens questionam os critérios usados no recrutamento para oportunidades de emprego na petrolífera sul-africana Sasol, umas das empresas com projetos naquela província.
Os jovens retiraram as barricadas após 45 minutos de conversações com a polícia, avançou a PRM, referindo que "não foi necessário o uso da força".
"A transitabilidade já está normalizada", concluiu a porta-voz da PRM.
A Sasol, petrolífera estatal sul-africana, explora gás natural nos jazigos de Pande e Temane, na província de Inhambane, cuja maior parte da produção é exportada para a África do Sul.