Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Agência Europeia de Medicamentos inicia avaliação da vacina russa contra Covid-19

Estudos indicaram que a Sputnik V aciona o desenvolvimento de anticorpos e células imunitárias que combatem o coronavírus SARS-CoV-2.
Jornal de Negócios 4 de Março de 2021 às 10:00

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou esta quinta-feira que já deu início ao processo de revisão e análise da vacina russa Sputnik V.

A informação foi avançada pela agência em comunicado, que dá conta que a decisão de avançar com este processo tem por base os estudos laboratoriais e esudos clínicos. Estes "indicaram que a Sputnik V aciona o desenvolvimento de anticorpos e células imunitárias que combatem o coronavírus SARS-CoV-2 e pode ajudar a proteger da doença covid-19", refere o comunicado.

Acrescenta que "vai avaliar os dados assim que estejam disponíveis e decidir se os benefícios" da vacina russa "são superiores aos riscos". Só depois, quando tiver evidências suficientes, será adotada uma decisão sobre a autorização para a vacina desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya na Rússia ser utilizada no espaço europeu.

Na semana passada regulador europeu anunciou que iria avaliar a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson no próximo dia 11 de março.

Esta vacina, que apenas requer a administração de uma dose, deverá receber a aprovação condicionada para comercialização, tal como as que receberam as vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca.

Só depois do ok da EMA é que os países da União Europeia podem avançar com a administração da vacina à população. A Comissão Europeia tem contratos para comprar estas quatro vacinas, mas não com a russa, que está a ser já administrada em vários países em todo o mundo.

Países como a Hungria ou a República Checa já se mostraram disponíveis para usar a Sputnik V, que tem uma eficácia superior a 90%.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Agência Europeia de Medicamentos Covid-19 EMA Sputnik V saúde vacina tratamentos questões sociais
Ver comentários