Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Alunas afegãs envenenadas em novo ataque taliban

Mais de 120 alunas afegãs sobreviveram a um ataque taliban com pó tóxico libertado numa aula, em Takhar, no norte do Afeganistão, em mais um ataque dos rebeldes contra a educação das mulheres.
23 de Maio de 2012 às 20:18
Taliban libertaram pó tóxico numa aula
Taliban libertaram pó tóxico numa aula FOTO: EPA

Trata-se do segundo ataque do género em dois meses no país e, de acordo com o Directório Nacional de Segurança, a agência de inteligência do Afeganistão, é intenção dos taliban fechar o maior número possível de escolas antes da retirada das forças internacionais.

“Ao envenenar as alunas, os taliban criam medo e com isso tentam fazer com que as famílias não mandem as filhas à escola”, afirma Lutfullah Mashal, porta-voz da agência.

O Ministério de Educação do Afeganistão informou, entretanto, que 550 escolas de 11 províncias foram já encerradas por insurgentes e, há apenas um mês, 150 alunas foram envenenadas numa província vizinha após beberem água contaminada.

Com a expulsão dos taliban do poder em 2001, as meninas afegãs voltaram a frequentar as escolas mas o país continua a sofrer ataques recorrentes contra estudantes, professores e escolas, sobretudo, no sul e no leste, regiões mais conservadoras, onde os rebeldes tem mais apoio.

veneno ataque taliban alunas afeganistão
Ver comentários