Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Anticorpos contra a Covid-19 desaparecem mais rápido nos homens, revela estudo

Descoberta pode vir a ter implicações no desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus.
Correio da Manhã 18 de Novembro de 2020 às 13:34
Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19 FOTO: Direitos Reservados
Os níveis de anticorpos contra a Covid-19 desaparecem mais rapidamente nos homens do que nas mulheres, revela um estudo francês citado pelo jornal britânico The Guardian. Esta descoberta pode vir a ter implicações no desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus.

Relativamente à Covid-19 e segundo os dados conhecidos até agora, as mulheres são mais propensas a ser infetadas pela Covid-19, embora os homens estejam duas vezes mais propensos a morrer vítimas do novo coronavírus.

O estudo - que ainda não foi analisado pelos pares - acompanhou durante seis meses 308 funcionários de hospitais da Universidade de Estrasburgo, em França, que tiverem teste positivo à Covid-19. A maioria dos pacientes acabou por ter sintomas leves da doença.

A autora do estudo e chefe virologista dos hospitais da Universidade de Estrasburgo, Samira Fafi Kremer, diz que os homens têm uma resposta "de anticorpos mais alta do que as mulheres na fase aguda". No entanto, "embora os homens tenham uma reposta mais alta no início, a queda nos níveis de anticorpos é muito mais rápida" comparativamente às mulheres.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Universidade de Estrasburgo estudo anticorpos coronavírus
Ver comentários