Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Asteroide "potencialmente perigoso" irá passar próximo da Terra no domingo, diz NASA

O meteoro gigante que passa pela Terra a cada 732 dias tem 490 metros de largura.
Correio da Manhã 13 de Maio de 2022 às 14:41
Asteroide Bennu
Asteroide Bennu FOTO: Reuters

Um asteroide gigante está a aproximar-se da Terra e, segundo a NASA, passará próximo do nosso planeta no domingo. O meteoro tem cerca de 490 metros de largura e aproximadamente 500 metros de diâmetro, foi classificado como sendo "potencialmente perigoso" devido à sua passagem 'rente' ao planeta azul. O asteroide 2008TZ3 passa pela Terra a cada 732 dias.

Numa comparação, os pesquisadores estimaram que o meteoro que provavelmente causou o evento de Tunguska em 1908 no leste da Sibéria, destruindo florestas inteiras, pode ter medido cerca de 100 a 200 metros, enquanto o que eliminou os dinossauros tinha cerca de quilómetros de largura.

Embora um asteróide destas dimensões possa causar danos devastadores se atingir a Terra, segundo o jornal Independent, os cientistas da NASA estimam que ele fará apenas uma "abordagem próxima", passando pelo planeta Terra a uma distância de, aproximadamente, quatro milhões de quilómetros, no domingo.

Esta não é a primeira vez que o asteroide 2008TZ3 passa pela Terra. Em maio de 2020, a rocha espacial passou pelo planeta a uma distância de cerca de 2,75 milhões de quilómetros.

Terra NASA ciência e tecnologia
Ver comentários
}