Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Autoridades colombianas capturam traficante mais procurado do país

"Este é um golpe... apenas comparável com a captura de Pablo Escobar", disse o presidente colombiano sobre a detenção de Dario Usuga.
24 de Outubro de 2021 às 10:18
Dario Usuga
Dario Usuga FOTO: Reuters
As autoridades colombianas anunciaram este sábado que capturaram Dario Antonio Usuga David, conhecido como Otoniel, chefe do "Clã Del Golfo" e o narcotraficante mais procurado do país, na região de Uraba, no noroeste da Colômbia.

O homem de 50 anos foi detido numa ação conjunta do Exército, da aviação e da Polícia Nacional. Usuga David é acusado de vários crimes, incluindo tráfico de drogas, homicídio, extorsão, sequestro e conspiração.

"Este é um golpe... apenas comparável com a captura de Pablo Escobar" disse o presidente colombiano, Ivan Duque, numa entrevista coletiva. "Otoniel era o traficante de drogas mais temido do mundo, um assassino de polícias, soldados, ativistas locais".

O Departamento de Estado dos EUA estava a oferecer uma recompensa de cerca de 4,2 milhões de euros por informações que levassem à prisão e condenação de Otoniel.

O "Clã Del Golfo", anteriormente chamado "Los Urabenos" e "Clã Usuga", é uma organização fortemente armada composta por ex-membros de organizações terroristas que não se desmobilizaram. É considerada uma das organizações criminosas mais poderosas da Colômbia.


Ver comentários