Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Bolsonaro diz que eficácia de máscaras contra a Covid-19 "é quase nula"

"Não deveria ter máscara porcaria nenhuma", atirou o Presidente do Brasil em declarações a apoiantes.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 20 de Agosto de 2020 às 13:57
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro FOTO: Direitos Reservados

Negacionista ferrenho da gravidade do Coronavírus, que já chegou a classificar como "invenção da imprensa mundial" e como apenas "uma gripezinha", o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou esta quarta-feira o uso de máscaras, consideradas uma das formas mais eficazes de se evitar o contágio da doença. Falando a apoiantes no final da tarde à porta do Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, Bolsonaro afirmou que as máscaras, recomendadas por médicos de todo o mundo, não servem praticamente para nada.

"Tem algum médico aí? A eficácia da máscara é quase nula .Eu não concordo, não (com o uso de máscara), acho que não deveria ter máscara porcaria nenhuma", disparou Jair Bolsonaro, que, apesar disso, estava de máscara, algo que não costuma fazer.

Bolsonaro fez esse novo ataque ao uso da proteção contra o Coronavírus pouco depois de ter sofrido uma derrota no Congresso em relação ao assunto. O Senado anulou determinação de Bolsonaro tomada em Julho que desobrigava o uso de máscaras em escolas, empresas, comércios e indústrias e em quaisquer outros locais fechados, públicos ou privados, mas os senadores tornaram esse uso obrigatório em todos esses locais e em todas as áreas abertas do território brasileiro.

Até esta quinta-feira, o Brasil já contabiliza mais de 3,4 milhões de pessoas infetadas pelo Coronavírus, mais de 111 mil das quais morreram. O país parece ter atingido um patamar de estabilidade, pois não houve nas últimas semanas uma nova disparada de contágios e de mortes, mas continua com números extremamente elevados, registando diariamente uma média de 50 mil novos infetados e mais de 1200 óbitos.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários