Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Congresso dos EUA castiga republicana radical

Marjorie Taylor Greene negou atentados de 11 de Setembro e massacres em escolas.
Francisco J. Gonçalves 6 de Fevereiro de 2021 às 09:25
Greene defende teorias da conspiração
Greene defende teorias da conspiração FOTO: MICHAEL REYNOLDS / epa
A Câmara de Representantes do Congresso dos EUA expulsou a representante republicana Marjorie Taylor Greene de dois comités cruciais do Congresso, por causa da defesa de teorias da conspiração feitas antes de ser eleita, em novembro de 2020.

A congressista, apoiante de posições negacionistas perfilhadas pelo grupo QAnon, defendeu, por exemplo, que os atentados de 11 de Setembro e os massacres em escolas dos EUA foram encenados.

A expulsão de Greene, eleita pela Georgia, foi aprovada por 230 votos contra 199, tendo 11 republicanos votado com os democratas.

Greene fica, pois, impossibilitada de integrar os comités da educação e do orçamento, o que a deixa de fora do processo de tomada de decisões na câmara baixa do Congresso, já que as propostas de lei passam pelos comités antes mesmo de irem a debate no hemiciclo.

Depois de pedir desculpa no Congresso, Greene voltou ao tom de desafio logo que conheceu a decisão de a afastar. Acusou os democratas de silenciarem uma voz crítica e disse que o governo “é controlado de forma tirânica” pelos democratas. Classificou ainda como “um circo” o processo de destituição de Trump por causa da invasão do Congresso, a 6 de janeiro.

PORMENORES
Milhões para Covid-19
O Congresso aprovou esta sexta-feira um pacote do presidente Joe Biden, de quase dois mil biliões de dólares, para apoio aos mais afetados pela Covid. A divisão no Senado foi quebrada pelo voto de qualidade da vice-presidente Kamala Harris, o primeiro da sua curta carreira de estadista.

Negros mais afetados
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou esta sexta-feira que a crise económica resultante da pandemia atingiu com mais dureza as comunidades negras, pelo que são urgentes medidas para reduzir o impactos de longo prazo.
EUA Câmara de Representantes do Congresso dos EUA Marjorie Taylor Greene política congresso
Ver comentários