Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Construção civil na Alemanha abranda em abril devido a estrangulamentos de material

Fatores especiais na produção também podem ter desempenhado um papel neste abrandamento, tais como o início do inverno nos Estados Unidos.
Lusa 17 de Maio de 2021 às 11:15
Construção civil
Construção civil FOTO: CMTV
A atividade da indústria da construção alemã abrandou em abril devido a "sérios estrangulamentos de material" que não ocorriam desde 1991, anunciou hoje o instituto alemão ifo num comunicado.

"Não temos visto um estrangulamento como este desde 1991. Isto causou evidentemente um abrandamento da atividade de construção em abril, pelo menos temporariamente", afirmou Felix Leiss, um especialista em inquéritos do instituto ifo.

Na construção de edifícios, 23,9% das empresas relataram em abril que estavam a ter problemas na aquisição de materiais de construção a tempo, contra 5,6% em maio, refere o ifo.

A escassez na engenharia civil agravou-se consideravelmente em abril, ao atingir 11,5% das empresas, contra 2,9% em março.

"O que estamos a constatar da indústria é que há escassez de materiais em muitos locais. Ao mesmo tempo, os preços subiram devido a dificuldades de abastecimento em vários mercados, como por exemplo, aço para construção, madeira e materiais sintéticos tais como isolamento e chapas", afirmou Ludwig Dorffmeister, um especialista da indústria da construção do instituto alemão.

Dorffmeister disse ainda que é provável que a capacidade tenha sido reduzida por causa da pandemia, mas que depois a procura aumentou mais rapidamente do que o esperado.

Fatores especiais na produção também podem ter desempenhado um papel neste abrandamento, tais como o início do inverno nos Estados Unidos, que atrasou a produção, processamento e transporte da madeira, sublinhou.

Alemanha Ludwig Dorffmeister economia negócios e finanças construção e obras públicas macroeconomia
Ver comentários