Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Criança com autismo expulsa de avião por não poder utilizar máscara de proteção contra Covid-19

Família, que realizava um voo interno nos EUA, apresentou uma isenção médica à companhia aérea que não aceitou o documento.
Correio da Manhã 17 de Março de 2021 às 17:08
Spirit Airlines, companhia aérea dos EUA
Spirit Airlines, companhia aérea dos EUA FOTO: Reuters
Um menino de quatro anos com autismo teve de abandonar um voo da Spirit Airlines, nos EUA, por não utilizar máscara facial, medida implementada devido à pandemia da Covid-19.

O episódio foi denunciado por Callie Kimball, a mãe da criança, à KTVH-TV.

A família, que realizava um voo entre Las Vegas e o Arkansas na passada segunda-feira, apresentou um documento médico onde afirmava que a criança estava isenta de utilizar máscara, uma vez que a mesma é prejudicial à respiração do menino.
Um membro da tripulação alegou que o autismo não era uma deficiência e que, por essa razão, o menor teria de utilizar máscara a bordo da aeronave.

Numa escala em Dallas, no Texas, a família acabou por abandonar o voo, tendo conseguido regressar ao Arkansas depois da American Airlines ter aceitado o atestado apresentado.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA, passageiros com atestados e isenções não devem ser obrigados a utilizar máscaras faciais durante os voos.

Em declarações ao jornal The Independent, a companhia Spirit alegou que a sua política de empresa "não prevê isenções médicas" e que apenas crianças menores de dois anos estão autorizadas a voar sem máscara a bordo.

De acordo com a mesma fonte, a companhia aérea negou também as acusações da mãe da criança, confirmando ainda que, a partir de 19 de março, os passageiros portadores de deficiência poderão utilizar uma isenção médica sobre uso de máscara.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid19 saúde questões sociais Arkansas EUA Spirit Airlines autista voos
Ver comentários