Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Escritor Salman Rushdie ligado a ventilador após ter sido esfaqueado em Nova Iorque

Autor foi atacado quando se preparava para fazer uma intervenção num evento esta sexta-feira de manhã.
Correio da Manhã 12 de Agosto de 2022 às 16:19
A carregar o vídeo ...
Escritor Salman Rushdie esfaqueado em palco durante evento. Veja o aparato
O escritor Salman Rushdie, autor do livro "Os Versículos Satânicos", foi esfaqueado em palco durante um evento esta sexta-feira no Instituto Chautauqua, em Nova Iorque, nos EUA.

O suspeito do ataque foi detido. Trata-se de Hadi Matar, de 24 anos e de Nova Jérsia, revelaram esta noite as autoridades. O agressor tinha um passe para o evento.

O escritor de 75 anos foi esfaqueado no pescoço e no abdómen pelo suspeito que invadiu o palco no momento em que o autor se preparava para fazer uma intervenção numa palestra sobre os EUA como asilo para escritores e um país para a liberdade de expressão.

Hadi foi imobilizado de imediato pelas pessoas que se encontravam no local, tendo sido depois entregue às autoridades.

O escritor foi inicialmente socorrido por um médico que estava na plateia. Foi depois transportado para o hospital num helicóptero. Depois de ter sido sujeito a uma longa operação, as últimas informações avançadas pelo agente do escritor dão conta de que Rushdie está ligado a um ventilador. "Salman deverá perder um olho; os nervos do braço foram cortados; e o fígado foi esfaqueado e está danificado", revelou ainda Andrew Wylie.

O moderador da palestra também foi atacado. Foi levado ao hospital para tratamento de um pequeno ferimento na cabeça.

A polícia e o FBI investigam agora o motivo que levou ao ataque.

Salman Rushdie nasceu em 1947 em Mumbai, na Índia e é muçulmano. O livro "Versículos Satánicos", editado em 1989, tornou-o mundialmente famoso e causou grande controvérsia no mundo islâmico por ser considerado ofensivo para o Profeta. O Aiatola Khomeini, do Irão declarou a 'fatwa' (procedimento legal islâmico) contra o escritor, acusado de abandonar a fé muçulmana, prática punível com a pena de morte.
Salman Rushdie Buffalo EUA escritor ataque esfaqueamento
Ver comentários