Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

"Estou tão emocionado": Estrela do filme 'Star Trek' tornou-se na pessoa mais velha a ir ao espaço

William Shatner, de 90 anos, foi um dos quatro tripulantes do foguetão New Shepard que descolou do Texas a caminho do espaço.
Correio da Manhã 13 de Outubro de 2021 às 18:40
A carregar o vídeo ...
Estrela de 'Star Trek' tornou-se a pessoa mais velha a ir ao espaço após viagem no foguetão da Blue Origin
Aos 90 anos, o ator William Shatner, conhecido por protagonizar o papel do capitão Kirk em Star Trek ("O Caminho das Estrelas"), cumpriu finalmente o sonho de ir ao espaço.

O foguetão New Shepard NS-18 da Blue Origin, empresa de viagens espaciais do multimilionário norte-americano Jeff Bezos, descolou do Texas pouco depois das 15h50 (hora de Portugal). Ao lado de Shatner ia a vice-presidente de missão e operações de voo da Blue Origin, Audrey Powers, Chris Boshuizen e Glen de Vries.

O foguetão de 18 metros lançou o quarteto acima da Linha Kármán, a fronteira espacial internacionalmente reconhecida, atingindo cerca de 106 quilómetros.

Antes do lançamento, Shatner admitiu que estava "um pouco assustado", mas, ao regressar o ator mostrou-se muito agradecido pela oportunidade.

"Deu-me a experiência mais profunda... estou tão emocionado", disse Shatner a Bezos, citado pela Sky News.

O sistema de foguetões da Blue Origin é chamado New Shepard, em homenagem ao astronauta da Mercury Alan Shepard, que foi o primeiro americano a ir ao espaço.

O voo aconteceu na sequência da primeira missão tripulada da Blue Origin, feita a 20 de julho, que incluiu Bezos, o irmão, o pioneiro da aviação Wally Funk, e o primeiro cliente da Blue Origin, Oliver Daemen.

Shatner interpretou o papel do comandante da nave USS Starship Enterprise por três temporadas, de 1966 a 1969. Além disso, também interpretou o Capitão Kirk em sete filmes, um dos quais dirigido por ele. Atualmente é o apresentador e produtor executivo de um programa do History Channel, "The UnXplained".
Ver comentários