Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Receber vacina da Pfizer após toma da primeira dose da AstraZeneca é seguro e eficaz, revela estudo

Toma de uma dose de cada uma das vacinas pode oferecer até sete vezes mais anticorpos do que quem é vacinado apenas com um dos fármacos.
Correio da Manhã 18 de Maio de 2021 às 11:54
Vacina Pfizer
Vacina Pfizer FOTO: Getty Images
Um estudo levado a cabo pela pela CombiVacs, do Instituto Carlos III, em Espanha, concluiu que é seguro e eficaz tomar a segunda dose da vacina da Pfizer após a toma da primeira dose da AstraZeneca.

Os investigadores revelaram ainda que o nível de anticorpos criado entre os voluntários do estudo que foram vacinados com uma dose de cada vacina é sete vezes superior ao de quem apenas tenha tomado duas doses da vacina da AstraZeneca.

Os ensaios clínicos começaram no final de abril e contaram com a participação de 646 pessoas com idades entre os 18 e 59 anos.



88% das pessoas que receberam a segunda dose da Pfizer relataram dor no local da injeção, sendo este o efeito mais comum. Nenhum dos voluntários do estudo teve de ser hospitalizado.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Instituto Carlos III Pfizer AstraZeneca CombiVacs Espanha saúde
Ver comentários