Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Estudo revela que é possível recuperar o olfato em doentes Covid-19 com vitamina A

Perda ou alteração do olfato é um sintoma comum da doença.
Correio da Manhã 8 de Outubro de 2021 às 18:07
Testes clínicos
Testes clínicos FOTO: Reuters

As gotas nasais de vitamina A podem tratar a perda ou alteração do olfato em alguns pacientes que tiveram Covid-19, apontam investigadores britânicos. A Universidade da Ânglia do Norte, no Reino Unido, está a levar a cabo um teste durante 12 semanas.

Apenas alguns dos voluntários vão receber o tratamento, mas todos vão ser submetidos a odores fortes, como o de ovos podres e de rosas. Os rastreios cerebrais vão verificar se a vitamina atuou na reparação das vias olfativas danificadas ou nos nervos olfativos.

A perda ou alteração do olfato é um sintoma comum da Covid-19, embora muitos outros vírus, como o da gripe, também possam provocar esses mesmos sintomas. Embora a maioria das pessoas recupere o cheiro naturalmente passado algumas semanas, muitas ficam com distúrbios de olfato continuados, avançou o BBC News.

O investigador principal do estudo, o Professor Carl Philpott, da Escola de Medicina de Norwich, em Inglaterra, disse: "Queremos descobrir se há um aumento no tamanho e na atividade das vias olfativas danificadas no cérebro dos pacientes, com o tratamento com as gotas nasais de vitamina A." Acrescentou ainda: "Vamos procurar mudanças no tamanho do bulbo olfativo - uma área acima do nariz onde os nervos do olfato se unem e se ligam ao cérebro. Também vamos examinar a atividade em áreas do cérebro ligadas ao reconhecimento de cheiros."

A vitamina A, ou retinol, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunitário, a visão e o revestimento da pele.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Reino Unido Universidade da Ânglia do Norte Covid-19 olfato
Ver comentários