Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

EUA acusam China de violar acordos da Organização Mundial do Comércio

Membro do Governo norte-americano assegura que têm "provas muito sólidas".
Lusa 21 de Março de 2018 às 23:59
Os EUA acusaram esta quarta-feira a China de violar os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), assegurando que têm "provas muito sólidas".

Um membro do Governo norte-americano disse, sob anonimato, durante uma conferência de imprensa telefónica, que Washington "tem provas muito sólidas de que o regime chinês usa as suas restrições sobre a propriedade para obter transferências de tecnologia das empresas norte-americanas".

Acusou ainda o Governo de Xi Jinping de impor uma série de condições "além das que o mercado exige" às empresas dos EUA que pretendam registar a sua propriedade intelectual na China.

No total, estas práticas representam uma violação total dos "compromissos" assumidos pelo país asiático quando aderiu à OMC, em 2001.

Estas acusações foram feitas depois de uma investigação iniciada pelas autoridades norte-americanas em agosto, por ordem de Donald Trump, para determinar se as práticas chinesas em matéria de propriedade intelectual atentavam contra os interesses de Washington.

Alguns analistas avançaram a possibilidade de a Casa Branca anunciar medidas de retaliação na quinta-feira.
EUA China violação Organização Mundial do Comércio
Ver comentários