Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

EUA emitem primeiro passaporte com "X" na identificação de género

Medida reconhece direito a quem não se identifica como homem ou mulher.
Correio da Manhã 27 de Outubro de 2021 às 23:49
EUA emitiram primeiro passaporte com "X" na identificação de género
EUA emitiram primeiro passaporte com 'X' na identificação de género FOTO: Reuters
Os Estados Unidos emitiram esta quarta-feira o primeiro passaporte com identificador de género "X", que reconhece o direito a quem não se identifica como homem ou mulher.

O marco foi assinalado pelo Departamento de Estado, que pretende alargar a opção de género neutro a mais candidatos no próximo ano, relata o New York Times.

O passaporte foi emitido para Dana Zzyym, veterano militar que vive no Colorado e que se assumiu como intersexual quando trabalhava na Universidade daquele estado. Nascido e criado como rapaz, Zzyym nasceu com características de ambos os sexos e submeteu-se a várias cirurgias para tornar a aparência totalmente masculina. No passado, viu-lhe ser recusado um passaporte onde escreveu "intersexual" entre os locais "M", de masculino, e "F", de feminino e escreveu uma carta onde sugeria que fosse colocado um "X" no local destinado ao género.

Desde 2015 tem travado uma batalha judicial contra o Departamento de Estado e mostra agora "entusiasmo" por este novo passo, por si próprio, mas também "pelos outros intersexuais e pessoas inconformadas".

O pedido do formulário para alterar o género está ainda sujeito à aprovação do Gabinete de Gestão e Orçamento, que aprova este tipo de documentos.
Ver comentários