O Conselho de Ministros em Espanha aprovou, pela primeira vez na legislação, a baixa para mulheres que têm dores menstruais incapacitantes. Foi também aprovada a nova lei do aborto, que permite que as mulheres recorram à interrupção voluntária da gravidez partir dos 16 anos sem autorização dos pais.
A baixa está assegurada a mulheres que têm menstruação incapacitantes, ou seja, que não lhes permitam levar uma vida normal.
"Vamos ser o primeiro país da Europa a introduzir uma licença temporária por doença totalmente financiada pelo Estado para períodos dolorosos e incapacitantes", disse a ministra da Igualdade, Irene Montero, em conferência de imprensa depois da apresentação do novo projeto de lei.
De acordo com o El País, as licenças serão pagas por completo pela Segurança Social e não haverá limite de dias para a baixa.
"Não há dias, são os que cada mulher precisa", confirmam fontes do Ministério da Igualdade de Espanha.
De acordo com a responsável governamental, que pertence ao partido de extrema-esquerda Podemos, parceiro minoritário no Governo "feminista" liderado pelo Partido Socialista espanhol (PSOE), "já não é tabu ir trabalhar com dor, ter de tomar comprimidos antes de ir trabalhar ou ter de esconder" as dores menstruais.