Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Governo espanhol vai repatriar de Moçambique turistas e empresários espanhóis

José Manuel Albares estimou que há cerca de 200 espanhóis impedidos de regressar ao país com o cancelamento de voos devido à variante Ómicron.
Lusa 29 de Novembro de 2021 às 14:06
Moçambique
Moçambique FOTO: António Silva/Lusa
O Governo espanhol vai fretar um avião para repatriar turistas e homens de negócios espanhóis retidos em Moçambique com o cancelamento de voos devido à variante Ómicron da Covid-19, detetada na África do Sul.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, que estimou que há cerca de 200 espanhóis impedidos de regressar ao seu país, dos quais 150 estão na África do Sul.

O avião que o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a preparar deverá estar pronto quarta ou quinta-feira, disse o ministro, que pediu aos espanhóis que se encontram em Moçambique para contactarem a sua representação diplomática nesse país.

"Nenhum dos espanhóis vai ficar retido; não vamos poupar tempo nem esforços para os trazer todos de volta a casa", assegurou o ministro que se encontra em Barcelona, a participar numa reunião da União para o Mediterrâneo.

José Manuel Albares também avançou que se está a tentar confirmar o possível aparecimento da Ómicron em Portugal, mas que se trata de uma pandemia mundial, pelo que o Governo espanhol "está a tomar todas as medidas necessárias".

Entretanto, o INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) identificou em Portugal 13 casos associados à nova variante do coronavírus, foi hoje anunciado em Lisboa.

O ministro assegurou que os controlos de acesso nos aeroportos espanhóis são "rigorosos para evitar o contágio".

A descoberta da nova variante do coronavírus, identificada como B.1.1.529 e batizada com a letra grega ómicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi anunciada na passada quinta-feira por cientistas e autoridades sanitárias sul-africanas e caracteriza-se por um elevado número de mutações.

Numerosos países em todo o mundo já confirmaram casos desta variante.

José Manuel Albares Moçambique Governo África do Sul Ómicron Portugal política diplomacia governo (sistema)
Ver comentários